PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema (estilo Enem)

2 participantes

Ir para baixo

Sistema (estilo Enem) Empty Sistema (estilo Enem)

Mensagem por Thanos Sáb 27 maio 2017, 22:47

Gabriel é engenheiro mecânico e preocupado com a economia de energia mundial, resolveu fazer a sua parte. Adaptou uma bomba d'água em sua esteira e outra em sua bicicleta ergométrica, pois enquanto faz suas atividades físicas, o movimento dos aparelhos ativa as bombas que bombeiam água de uma cisterna subterrânea para um reservatório no teto da casa. Em seus estudos, observou que uma hora de esteira manda 300 litros de água para a caixa enquanto que uma hora de bicicleta bombeia 400 litros de água. O consumo diário de água da casa é de 800 litros, qual a atitude a ser tomada por Gabriel para suprir exatamente o consumo diário de água da casa?
a) Aumentar o tempo da esteira em 20 minutos e diminuir o tempo da bicicleta em 6 minutos.
b) Aumentar o tempo da esteira em 20 minutos e aumentar o tempo da bicicleta em 12 minutos.
c) Aumentar o tempo da esteira em 30 minutos e manter o tempo da bicicleta.
d) Aumentar o tempo da esteira em 20 minutos e manter o tempo da bicicleta.
e) Reduzir o tempo da esteira em 6 minutos e aumentar o tempo da bicicleta em 12 minutos.

O gabarito indica a letra c), mas eu considerei que a letra d) era a correta, depois do fim desse simulado analisei o exercício e acho que não é possível chegar ao gabarito pois não é informado nenhum parâmetro para o tempo de cada exercício físico. Fico grato se puderem me ajudar, já que o exercício em si é bem simples.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema (estilo Enem) Empty Re: Sistema (estilo Enem)

Mensagem por Medeiros Sáb 27 maio 2017, 23:01

Ele já tem na caixa 100 litros da esteira e 400 litros da bicicleta -- total = 700 litros.

Para o consumo de 800 litros estão faltando 100 litros.

Da esteira: 100 litros = (1/3)*300 ===> 1/3 de 1 hora = 20 min
Da bicicleta: 100 litros = (1/4)*400 ===> 1/4 de 1 hora = 15 min

Portanto ele pode aumentar o tempo de esteira em 20 min e manter o da bicicleta; ou pode aumentar o da bicicleta em 15 min e manter o da esteira. Ou, ainda, aumentar ambos proporcionalmente -- não tem isto nas alternativas.

Alternativa correta = d
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema (estilo Enem) Empty Re: Sistema (estilo Enem)

Mensagem por Thanos Sáb 27 maio 2017, 23:13

Obrigado Medeiros, eu não considerei que já havia 700 litros no reservatório, pensei que cada exercício deveria preencher metade dele (400 litros cada), kkkk por essa coincidência teria mais 100 litros para preencher por isso marquei a letra d), mas eu acho que os 700 litros, pela "bondade" do exercício​ estavam meio implícitos não?
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema (estilo Enem) Empty Re: Sistema (estilo Enem)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos