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Mensagem por nAandyys_18 Sex 16 Set 2016, 18:47

Tema: A necessidade de se formar consumidores conscientes


      Segundo Levi Strauss, o mundo iniciou sem o homem e pode acabar sem ele. Essa afirmação interliga-se ao contexto da pós-modernidade que, permeada por inúmeros avanços tecnológicos provenientes da Terceira Revolução Industrial, produz uma sociedade líquida e supérflua, de acordo com Bauman pensador contemporâneo, alicerçada no consumo desenfreado e inconsequente. Por conta desse panorama, visando a não concretização do pensamento de Strauss, faz-se necessária uma mudança social em prol de uma sociedade formada por consumidores conscientes.
      O contexto de consumo em massa evidente hoje foi abordado por Karl Marx como sendo uma característica inerente ao capitalismo. Esse contexto é produzido pelas constantes inovações tecnológicas e da aplicação do conceito de obsolescência programada, onde os produtos já são confeccionados em prazo de validade — curto, na maioria dos casos —, a fim de obrigar o indivíduo a trocá-lo e assim perpetuar o ciclo opressor do consumo. Para atingir esse objetivo, são utilizados os meios de comunicação e assim, por meio de propagandas apelativas e alienadoras, incluir a necessidade de consumir como inerente ao ser humano moderno. Tal fato influi para dificultar a formação de consumidores conscientes que interrompam o ciclo do capitalismo já considerado como negativo nos ideais marxistas.
      Além disso fatores como a falta de conhecimento de parcela da população quanto às opções de produtos mais sustentáveis que visem o ecologicamente correto reforçam a sociedade líquida e supérflua. Associado a isso, ainda exite a diferença de preços entre esses produtos, desse modo as marcas que utilizam materiais que não agridem o meio ambiente ou repõem os materiais explorados para a produção, por necessitarem de um poder de compra mais elevado, não se constituem como primeira escolha dos clientes.
      De acordo com Hegel, filósofo grego, a sociedade só muda quando as pessoas se transformam. A partir da dialética hegeliana é possível verificar a precisão de desvincular do indivíduo o consumo desenfreado utilizando para isso ferramentas publicitárias vinculadas às mídias de grande alcance nacional. Além disso, o Estado deve criar benefícios fiscais, ou seja, reduzir os impostos para empresas engajadas ecologicamente, desse modo propiciará que a sociedade, como agente social, transforme-se de líquida e supérflua para consciente e solidificada.
 
Peço ajuda na correção do meu texto:

→ domínio da norma culta;
→ distanciamento do senso comum;
→ desenvolvimento de ideias;
→ organizar, interpretar, opinar, argumentar em defesa do ponto de vista;
→ coesão textual;
→ proposta de intervenção.

e/ou outros pontos que se julgarem necessários.

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Mensagem por Diego A Sex 30 Set 2016, 20:54

Segundo Levi Strauss, o mundo iniciou sem o homem e pode acabar sem ele. Essa afirmação interliga-se ao contexto da pós-modernidade que, permeada por inúmeros avanços tecnológicos provenientes da Terceira Revolução Industrial, produz uma sociedade líquida e supérflua, [. De acordo...] de acordo com Bauman[,] pensador contemporâneo, alicerçada no consumo desenfreado e inconsequente [1]. Por conta desse panorama, visando a não concretização do pensamento de Strauss, faz-se necessária uma mudança social em prol de uma sociedade formada por consumidores conscientes.

O contexto de consumo em massa evidente hoje foi abordado por Karl Marx como sendo uma característica inerente ao capitalismo. Esse contexto é produzido pelas constantes inovações tecnológicas e da aplicação do conceito de obsolescência programada, onde os produtos já são confeccionados em prazo de validade — curto, na maioria dos casos —, a fim de obrigar o indivíduo a trocá-lo e assim perpetuar o ciclo opressor do consumo. Para atingir esse objetivo, são utilizados os meios de comunicação e assim, por meio de propagandas apelativas e alienadoras, incluir a necessidade de consumir como inerente ao ser humano moderno. Tal fato influi para dificultar a formação de consumidores conscientes que interrompam o ciclo do capitalismo já considerado como negativo nos [pelos] ideais marxistas.

Além disso[,] fatores como a falta de conhecimento de parcela da população quanto às opções de produtos mais sustentáveis que visem o ecologicamente correto reforçam a sociedade líquida e supérflua. Associado a isso, ainda exite a diferença de preços entre esses produtos, desse modo as marcas que utilizam materiais que não agridem o meio ambiente ou repõem os materiais explorados para a produção, por necessitarem de um poder de compra mais elevado, não se constituem como primeira escolha dos clientes.

De acordo com Hegel, filósofo grego, a sociedade só muda quando as pessoas se transformam. A partir da dialética hegeliana é possível verificar a precisão de desvincular do indivíduo o consumo desenfreado utilizando para isso ferramentas publicitárias vinculadas às mídias de grande alcance nacional. Além disso, o Estado deve criar benefícios fiscais, ou seja, reduzir os impostos para empresas engajadas ecologicamente, desse modo propiciará que a sociedade, como agente social [2], transforme-se de líquida e supérflua para consciente e solidificada.

________________________
[1] As ideias ficaram complicadas organizadas só com vírgulas, o ideal seria o ponto e elementos de retomada para colocar a citação de Bauman conectada ao primeiro período da sua introdução
[2] Agente social não é qualificação de "sociedade", mas dos indivíduos dessa.

→ distanciamento do senso comum: muito bom!

Desculpe-me se a primeira vista assim não fui tão rigoroso, mas é porque em questão de argumentos e construção do discurso seu texto ficou impressionante!


Última edição por Diego Matheus em Sex 30 Set 2016, 21:01, editado 1 vez(es)

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

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Mensagem por Diego A Sex 30 Set 2016, 21:01

Tema: 200 pts
Sobre o critério: Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

Argumentação: 200 pts
Sobre o critério: Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.

Coesão: 160 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.

Conclusão/Solução: 200 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.

Norma: 160 pts
Sobre o critério: Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita

Pontuação de 1000 pontos possíveis920

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*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

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Mensagem por nAandyys_18 Dom 02 Out 2016, 12:18


________________________
[1] As ideias ficaram complicadas organizadas só com vírgulas, o ideal seria o ponto e elementos de retomada para colocar a citação de Bauman conectada ao primeiro período da sua introdução

Realmente percebi isso agora, fui ler em voz alta e ficou faltando uma interrupção na frase para não atrapalhar a leitura e o entendimento.

Desculpe-me se a primeira vista assim não fui tão rigoroso, mas é porque em questão de argumentos e construção do discurso seu texto ficou impressionante!

Não existe nem razão para pedir desculpas, seus comentários são bem atentos e vou buscar sempre melhorar e manter nessa nota para maior. Obrigada!

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