combinação
2 participantes
Página 1 de 1
combinação
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) será formada por cinco parlamentares indicados pelos três partidos A, B e C, de acordo com o tamanho de sua representação no Congresso Nacional. O partido A tem 10 parlamentares e deve indicar 2 membros, o partido B tem 8 parlamentares e deve indicar 2 membros, e o partidoC tem 4 parlamentares e deve indicar 1 membro. O número de CPIs diferentes que podem ser formadas é :- resposta: 5040
- Eu consegui resolver essa questão pela formula de combinação, porem, tenho o costume de tentar resolver pela logica, e ao fazer isso multiplico 10x9(possiveis de a)x8x7(possiveis de b)x4(possiveis de c). alguém pode me explicar qual o erro no meu raciocínio?
esther ferrandin- Iniciante
Re: combinação
Ao fazer isso você está considerando que a ordem de seleção importa.
Por exemplo, você está considerando que a escolha do partido A (x, y) é diferente da escolha (y, x).
Para corrigir esse erro, basta dividir pelo número de parlamentares (em fatorial).
R = [(10.9)/2!].[(8.7)/2!].[4/1!]
Por exemplo, você está considerando que a escolha do partido A (x, y) é diferente da escolha (y, x).
Para corrigir esse erro, basta dividir pelo número de parlamentares (em fatorial).
R = [(10.9)/2!].[(8.7)/2!].[4/1!]
esther ferrandin- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos