PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hidrostática UFU

3 participantes

Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Hidrostática UFU

Mensagem por victor H Qui 25 Fev 2016, 17:51

Uma montagem experimental foi feita com o propósito de determinar a pressão no interior de uma lâmpada fluorescente do tipo não compacta, ou seja, com formato cilíndrico. Para isso, o lacre metálico de uma das extremidades da lâmpada foi totalmente mergulhado na água de um recipiente e, então, rompido. Conforme representado no esquema a seguir, a água entrou pela abertura do lacre quebrado e subiu pela lâmpada, devido abaixaa pressão em seu interior. Considere que a lâmpada empregada possui 1,20 m de comprimento, seu diâmetro é de 4 cm, a água atingiu a altura de 1,19 cm e que esse experimento foi realizado em um local onde a pressão atmosférica é igual a 700 mmHg.
A) A partir da situação experimental descrita, e desconsiderando eventual eliminação de impurezas gasosas dissolvidas na água quando dentro do tubo da lâmpada, calcule o valor da pressão interna que possui uma lâmpada fluorescente com as especificações indicadas.
B) Ao realizar tal procedimento experimental, um estudante percebeu que a água, após ter preenchido quase totalmente a lâmpada, começou a entrar em ebulição, desprendendo algumas bolhas. Nesse instante, o aluno verificou em um termômetro que a temperatura no ambiente era de 21°C. Intrigado, tocou o tubo da lâmpada para perceber se ele estava quente, porém, não estava. Explique por que a água entrou em ebulição conforme o cenário descrito.

Hidrostática UFU Im2


Última edição por victor H em Sex 26 Fev 2016, 12:11, editado 1 vez(es)

victor H
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/12/2014
Idade : 24
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por victor H Qui 25 Fev 2016, 17:54

A alternativa B eu sei fazer, só postei pra aproveitar a pergunta caso outro estudante não saiba a resposta.

victor H
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/12/2014
Idade : 24
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por Elcioschin Qui 25 Fev 2016, 18:27

Tens o gabarito da A ?

Você deveria ter postado a sua resposta para a B já que sabe fazer; você está no fórum para aprender e também para ensinar!

1) Transforme 700 mm Hg em pascal

2) Patm - Pi = u.g.h --> Calcule Pi (cuidado com as unidades)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por victor H Qui 25 Fev 2016, 19:09

O meu gabarito está como 612,8mmHg, mas não chego nesse valor.

Resolução da letra B:

A temperatura de ebulição dos líquidos depende diretamente da pressão atmosférica do local do experimento. Quando menor for a pressão, menor será a temperatura de ebulição. Na situação descrita, a água, sob uma pressão local menor, entrará em ebulição à uma temperatura relativamente menor àquela que estamos habituados ao nível do mar (100°C).


***Não sabia que eu podia responder, já que sou estudante e posso responder errado


Última edição por victor H em Qui 25 Fev 2016, 19:19, editado 1 vez(es)

victor H
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/12/2014
Idade : 24
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por victor H Qui 25 Fev 2016, 19:17

Me desculpa, me ainda não entendi a letra A! Tenho que fazer pela lei de stevin como se estivesse de Ponta cabeça? Como se o ponto lá em cima localizado à 1,19m fosse o fundo de algum recipiente? E a pressão do recipiente de 700mmhg fosse a atmosférica? É isso? Mas aí eu acho a pressão do liquido (hidrostatica) não é?
E como faço pra achar a pressão na lâmpada antes que é o que ele quer?

victor H
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/12/2014
Idade : 24
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por Euclides Qui 25 Fev 2016, 19:32

A pressão dentro do tubo mais a pressão da coluna d'água dentro do tubo equilibra a pressão atmosférica local:

Hidrostática UFU Gif.latex?%5C%5C%5Cboxed%7B13600%5Ctimes0%2C7%5Ctimes10%3D9%2C52.10%5E4%5C%3BPa%5C%3B%5C%3B%5Cleftarrow%20%5Ctext%7Bpress%5C%7Eao%20atm%20local%7D%7D%5C%5C%5C%5CP+10%5E3%5Ctimes10%5Ctimes1%2C19%3D9%2C52.10%5E4%20%5C%5CP%3D9%2C52.10%5E4-1%2C19.10%5E4%5C%5CP%3D8%2C33.10%5E4%5C%3BPa%5C%5C%5C%5C9%2C52.10%5E4%5C%3B%5Cto%5C%3B700%5C%5C8%2C33

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por Elcioschin Qui 25 Fev 2016, 20:06

victor

1) Você não está respeitando a Regra XI do fórum: sabia a resposta e não postou, junto com o enunciado.

Por favor, leia todas as Regras e siga-as nas próximas postagens, para não correr o risco de ter suas questões bloqueadas.

2) Eu indiquei o caminho e mostrei até a fórmula (que é a mesma do Euclides. Você pelo menos tentou seguir as dicas? Ou não entendeu as dicas. Caso não tenha entendido, diga qual parte você não entendeu.

3) Se você tentou resolver e não chegou no gabarito, POSTE sua tentativa de resolução: ai poderemos apontar onde você errou.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por victor H Sex 26 Fev 2016, 12:34

Tudo bem eu tinha o gabarito, mas o que adianta se eu não sei fazer? Pra mim é a mesma coisa que não ter a resposta, não dá pé aprender. Mas tudo bem.

Eu não tinha entendido as dicas de nenhum dos dois, porque minha linha de raciocínio estava muito diferente. Hoje tentei entender novamente o que vocês me passaram a acho que consegui um pouco. Veja minha resolução. O que ainda não entendo é como aquele espaço do meu desenho que representa todo o gas da lampada que foi comprimido pela agua que entrou, que tem como limite o ponto A entre a coluna de água, tem a mesma pressao que a lampada inteira na figura "antes"

victor H
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/12/2014
Idade : 24
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por victor H Sex 26 Fev 2016, 12:37

Hidrostática UFU 2hnlxds

victor H
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/12/2014
Idade : 24
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por Elcioschin Sex 26 Fev 2016, 18:29

Acho que você não seguiu minha sugestão de ler as Regras (ou então leu e não entendeu)

XI- Não use letras maiúsculas para o título ou o corpo do texto da questão. Quando uma questão possui alternativas estas FAZEM PARTE da questão e devem ser postadas integralmente. Da mesma forma não deixe de postar a resposta esperada, se a conhecer. Isso será de valia para quem tentar ajudá-lo(a).

Além disso, leia mensagem tamanho "garrafal" no lado direito desta página, em vermelho:

...........LEMBRE-SE

Se souber a resposta da
sua questão, coloque-a,
pois isto ajudará a quem
tentar ajudá-lo.


Então, postar o gabarito, pode não ajudá-lo em nada, mas AJUDA a QUEM se esforça para ajudá-lo!!!
Além disso, regras tem um objetivo na vida e foram feitas por pessoas experientes, para serem seguidas e não para serem ignoradas ou desrespeitados.

Sugiro novamente: leia todas as Regras e siga-as.

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática UFU Empty Re: Hidrostática UFU

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos