Logica
4 participantes
PiR2 :: Questões Especiais :: Olimpíadas :: Matemática
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Logica
Relembrando a primeira mensagem :
Não entendi muito bem o enunciado.
Mostre que é possível dispor os números de 1 a 16 em sequência de modo que
a soma de dois números vizinho seja sempre um número quadrado perfeito.
Não entendi muito bem o enunciado.
Mostre que é possível dispor os números de 1 a 16 em sequência de modo que
a soma de dois números vizinho seja sempre um número quadrado perfeito.
John von Neumann jr- Jedi
Re: Logica
A questão é,eu quero saber como solucionar o exercício sem precisar olhar "Dicas ou soluções",já que não faz parte do enunciado.
Meu caro
Isto já foi muito bem explicado pelo colega Pedro Prado. Acho que você não leu com atenção:
"Mestre Elcio, a série deve começar (ou terminar) com 16, pois caso contrário o 16 teria 2 vizinhos, mas o único quadrado perfeito que o 16 pode formar é 25 (16+9), assim não seria possível ter a sequência, logo 16 está em uma das pontas."
Isto já foi muito bem explicado pelo colega Pedro Prado. Acho que você não leu com atenção:
"Mestre Elcio, a série deve começar (ou terminar) com 16, pois caso contrário o 16 teria 2 vizinhos, mas o único quadrado perfeito que o 16 pode formar é 25 (16+9), assim não seria possível ter a sequência, logo 16 está em uma das pontas."
Elcioschin- Grande Mestre
A minha resposta foi para o Medeiros,Elcioschin.
Grato pelas respostas
Grato pelas respostas
Última edição por John von Neumann jr em Dom 21 Fev 2016, 19:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro.)
John von Neumann jr escreveu:Uma dica dada é:a
sequência deve ser iniciada por 8 ou 16.
John... escreveu:A questão é,eu quero saber como solucionar o exercício sem precisar olhar "Dicas ou soluções",já que não faz parte do enunciado.
Puxa, ganhei um outro sobrenome, e importante!John... escreveu:A minha resposta foi para o Medeiros Elcioschin
Mas piadas fora, então como você tinha a posse da "dica"?
De qualquer forma sua pergunta final é descabida face a resposta anteriormente dada pelo Pedro Prado.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
A dica estava na "Solução e dicas",do material.Medeiros escreveu:John von Neumann jr escreveu:Uma dica dada é:a
sequência deve ser iniciada por 8 ou 16.John... escreveu:A questão é,eu quero saber como solucionar o exercício sem precisar olhar "Dicas ou soluções",já que não faz parte do enunciado.Puxa, ganhei um outro sobrenome, e importante!John... escreveu:A minha resposta foi para o Medeiros Elcioschin
Mas piadas fora, então como você tinha a posse da "dica"?
De qualquer forma sua pergunta final é descabida face a resposta anteriormente dada pelo Pedro Prado.
Página 2 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Questões Especiais :: Olimpíadas :: Matemática
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos