ITA - Dúvida sobre cônicas
2 participantes
Página 1 de 1
ITA - Dúvida sobre cônicas
(ITA-2005) A distância focal e a excentricidade da elipse com centro na origem e que passa pelos pontos (1, 0) e (0, -2) são, respectivamente:
a) √3 e 1/2
b) 1/2 e √3
c) (√3)/2 e 1/2
d) √3 e (√3)/2
e) 2√3 e (√3)/2
*P.S.: Esse tipo de questão tem me deixado confuso. Não vejo nenhuma indicação de que a elipse tem eixo maior horizontal ou vertical; sendo assim, como vou saber com que fórmula devo trabalhar? Como esse caso é bem simples, eu só testei jogar os pontos nas duas fórmulas(pra horizontal e vertical) e numa delas eu obtive raiz quadrada de número negativo pra c, o que é um absurdo dentro dos reais. Mas, suponho que tenha um jeito mais simples de descobrir do que testando as fórmulas. Agradeço desde já.
a) √3 e 1/2
b) 1/2 e √3
c) (√3)/2 e 1/2
d) √3 e (√3)/2
e) 2√3 e (√3)/2
*P.S.: Esse tipo de questão tem me deixado confuso. Não vejo nenhuma indicação de que a elipse tem eixo maior horizontal ou vertical; sendo assim, como vou saber com que fórmula devo trabalhar? Como esse caso é bem simples, eu só testei jogar os pontos nas duas fórmulas(pra horizontal e vertical) e numa delas eu obtive raiz quadrada de número negativo pra c, o que é um absurdo dentro dos reais. Mas, suponho que tenha um jeito mais simples de descobrir do que testando as fórmulas. Agradeço desde já.
Matheus Brito 2014- Padawan
Re: ITA - Dúvida sobre cônicas
Macete : para esse tipo de questão, devemos considerar que os eixos da elipse estão em paralelo com os eixos coordenados. Salvo isso, a elipse não se encontraria definida.
c2 = a2 - b2 = 4- 1 = V3
Distância focal = 2.c = 2V3
Excentricidade c/a = V3/2
c2 = a2 - b2 = 4- 1 = V3
Distância focal = 2.c = 2V3
Excentricidade c/a = V3/2
Nina Luizet- matadora