Geometria Euclidiana (semelhança)
3 participantes
Página 1 de 1
Geometria Euclidiana (semelhança)
Olá pessoal,estava fazendo uma sequencia de questões e parei na 18
18. Considere um triângulo ABC e um ponto D pertencente a AC tal que BDA~ABC (semelhante).Conclua que o triângulo BDA é isosceles.
bom eu ate consigo imaginar que eles vão ser isosceles,mas nao consigo um raciocinio para eu concluir isso...gostaria de ajuda de voces
18. Considere um triângulo ABC e um ponto D pertencente a AC tal que BDA~ABC (semelhante).Conclua que o triângulo BDA é isosceles.
bom eu ate consigo imaginar que eles vão ser isosceles,mas nao consigo um raciocinio para eu concluir isso...gostaria de ajuda de voces
Alback222- Iniciante
Re: Geometria Euclidiana (semelhança)
Bom dia,
Poderia verificar o enunciado da questão? Pois se o ABC ~ BDA implica dizer que estes triângulos possuem os mesmos ângulos, logo o BDA seria isósceles, se e somente se, ABC for isósceles.
Acho que é isso camarada, verifique aí o enunciado e espere os amigos do fórum comentarem.
Poderia verificar o enunciado da questão? Pois se o ABC ~ BDA implica dizer que estes triângulos possuem os mesmos ângulos, logo o BDA seria isósceles, se e somente se, ABC for isósceles.
Acho que é isso camarada, verifique aí o enunciado e espere os amigos do fórum comentarem.
Fabinho snow- Mestre Jedi
[img][/img]
sim amigo sabemos que eles serão isosceles,mas temos que demonstrar isso ai que você concluiu pela implicação lógica (mas porque se e somente se?),é isso que estou com dificuldades...
o livro que estou usando é geometria euclidiana plana por Almir rogerio silva santos (pagina 104)
sim amigo sabemos que eles serão isosceles,mas temos que demonstrar isso ai que você concluiu pela implicação lógica (mas porque se e somente se?),é isso que estou com dificuldades...
o livro que estou usando é geometria euclidiana plana por Almir rogerio silva santos (pagina 104)
Alback222- Iniciante
O que eu quis dizer foi que BDA será isósceles, se e somente se, ABC é isósceles. Entende que os triângulos semelhantes possuem ângulos iguais? Deixe-me mostrar a figurar para que entenda o que quero dizer
Repare que BDA tem os mesmos ângulos que ABC
Para mim, nesse sentido, tal triângulo não é necessariamente isósceles, mas espere os colegas do fórum virem comentar
Abçs
Repare que BDA tem os mesmos ângulos que ABC
Para mim, nesse sentido, tal triângulo não é necessariamente isósceles, mas espere os colegas do fórum virem comentar
Abçs
Fabinho snow- Mestre Jedi
Se os triângulos são semelhantes isso implica que seus ângulos serão iguais , divergindo apenas na medida dos lados . por exemplo, o triângulo 3,4 e 5 é semelhante ao triângulo 6,8 e 10, mas continuam com os ângulos constantes, logo a condição para que um seja isósceles é que o outro seja também.
kill*- Jedi
obrigado a todos pelas respostas!
Alback222- Iniciante