PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

efeito doppler

2 participantes

Ir para baixo

efeito doppler Empty efeito doppler

Mensagem por kill* Qua 24 Jun - 20:03

Uma ambulância está se movendo a 60km/h do leste para o oeste ( de A para B), como mostra a figura, com uma sirene de frequência igual a 880Hz. sejam as frequências da sirene detectadas pelo observador O fa e fb quando o veículo passa pelos pontos A e B , respectivamente. O ponto C está localizado ao norte de O e OC=AC=BC=100 m .
a velocidade do som quando o vento está calmo vale 340m/s


efeito doppler Nq72x2



(1) Quando o vento está calmo , qual é o valor aproximado de (fa/fb) - 1 ?
GAB:
0,07


(2) No caso de um vento que vá do leste até o oeste com velocidade de 5m/s ( 18km/h) , qual o valor aproximado de (fa/fb) - 1 ?
GAB
0,07

(3)No caso de um vento que sopre para o Norte com velocidade de 5m/s ,qual o valor aproximado de (fa/fb) - 1 ?
GAB:
0,07
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

efeito doppler Empty Re: efeito doppler

Mensagem por Carlos Adir Sex 26 Jun - 11:00

efeito doppler KwQS3eT
Pelo efeito doppler, temos que existe o vetor velocidade do carro se aproximando de O, e em B se afastando, ambos com mesma intensidade.
Logo:

Se considerarmos o vento, teremos que o vento aumentará a velocidade do som enquanto estiver em A, e diminuirá a velocidade do som em B.
É bastante lógico que o resultado dê um número maior que a da alternativa anterior, devido à frequência recebida de A neste caso for maior que em A na alternativa passada. E com B a mesma coisa, será menor a frequência recebida.
Esperamos um resultado maior. Então:

Como podemos ver, influenciou para que o valor aumentasse, o que foi esperado, mas foi muito pouco.

Se o vento sopra do sul para o norte, então o vento em A está contrário e em B está a favor. Esperamos que esse resultado seja menor que o resultado obtido em A:

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

efeito doppler Empty Re: efeito doppler

Mensagem por kill* Sex 26 Jun - 14:40

Oloco  Shocked
90% das pessoas da minha sala tinham marcado a alternativa de valor "0" em todos os itens (eu também)  Very Happy Sacanagem pedir isso pruma pessoa do primeiro colegial kkkkkk

eu marquei as respostas corretas das que eu errei em vermelho  , e realmente marquei 0,7 em todas. No item 2 há uma alternativa que dá o valor "0.1" , talvez tenha marcado errado essa, porém o item 3 tem as seguintes opções :

-0.03   ,   0      ,        0.03         ,         0.07     ,     0.1

mas obrigado cara, realmente esqueci da relação aproximação / distanciamento da fonte sonora.   :face:
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

efeito doppler Empty Re: efeito doppler

Mensagem por Carlos Adir Sex 26 Jun - 17:29

Fui aprender sobre efeito doppler hoje, é mais uma questão de separar em outras partes pequenas.
Eu não acharia estranho pedir isso pra alguem do ensino médio, desde que tenha uma base razoável.

Eu só achei estranho que o gabarito de todas deu igual(talvez seja aproximação demais, a diferença entre as resposta seja de ordem 10^(-4)). Meu resultado até que tem lógica, mas não sei ainda se está correto.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

efeito doppler Empty Re: efeito doppler

Mensagem por kill* Sex 26 Jun - 18:08

Concordo, tem lógica mesmo, até que alguém prove o contrário vou considerar que seu resultado está 100% correto  Cool o 1 pelo menos ficou perfeito e os outros 2 com uma lógica aparentemente correta  Cool

Mas essa questão era realmente a mais difícil da prova, então não é de me surpreender tamanha resolução. Famosa questão pra ninguém gabaritar a prova  Very Happy
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

efeito doppler Empty Re: efeito doppler

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos