PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo magnético

2 participantes

Ir para baixo

Campo magnético Empty Campo magnético

Mensagem por Kowalski Ter 16 Jun 2015, 18:19

Na segunda década do Século XIX, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851),constatou que ao aproximar uma bússola de um fio percorrido por uma corrente elétrica, sua agulha sofria um desvio. Daí concluiu: “toda corrente elétrica gera no espaço que a envolve um campo magnético”. Considere a permeabilidade magnética para o vácuo, µ0 = 4π. 10^-7 T.m /A. Sobre o eletromagnetismo é correto afirmar que:
a) a intensidade do campo magnético no interior de uma espira circular de raio2,5πcm, quando percorrida por uma corrente de 4,0 A, é de 2. 10^-5 T;
 b) a intensidade do campo magnético produzido por uma corrente elétrica de 3,0 A que percorre um fio metálico reto e extenso, distante de 0,25 m é de 1,2. 10^-6 T;
 c) a direção do campo magnético no centro de uma espira circular é perpendicular ao plano da espira;
 d) um condutor percorrido por uma corrente i, tem num ponto P um vetor indução magnético B com o sentido mostrado na figura abaixo:
Campo magnético WPv5SP+kcePHhweLr6jmxjzHypSMU0jErAFNMwqoxUjzENo79iimkYKcQU0zBSiCmmYaQQU0zDSCGmmIaROpz7HyVlXwuGpN5MAAAAAElFTkSuQmCC


e) a lei de Ampère estabelece que a intensidade do campo magnético em um ponto P, situado a uma distância d de um fio
percorrido por uma corrente elétrica, aumenta com o distanciamento do fio ao ponto P.

Resolução :
aqui no gabarito diz que é a letra A
dai eu coloquei as informações que foi dada pela letra A e não consegui o resultado certo de 2. 10^-5 T

B = 4pi.10^-7 . 4/2.0,025 = 3,2 . 10^-5
 
e usando os dados da letra B

B= 4.10^-7 .3 /2.0,25 = 24.10^-7  e também não deu certo    , onde estou errando??
Kowalski
Kowalski
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2053
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético Empty Re: Campo magnético

Mensagem por Elcioschin Ter 16 Jun 2015, 21:11

O cálculo da A você acertou ---> Gabarito errado

O cálculo da B você errou na fórmula: é o campo de um fio reto e você usou a de uma espira circular (igual à alternativa A)

O gabarito correto é C

A alternativa D está errada, quanto ao sentido do vetor B (o correto é para baixo)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71807
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético Empty Re: Campo magnético

Mensagem por Kowalski Ter 16 Jun 2015, 23:28

mas mesmo assim se eu usasse na B, B = Moi/2pir  eu teria que cortar o pi do 4pi.10^-7  com o pi do 2pir , então o B eu só errei na fórmula mas acertei no resultado??
Kowalski
Kowalski
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2053
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético Empty Re: Campo magnético

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos