PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espectro eletromagnético/penetração na pele

3 participantes

Ir para baixo

Espectro eletromagnético/penetração na pele Empty Espectro eletromagnético/penetração na pele

Mensagem por Gustavoadp Ter 28 Abr 2015, 20:41

Eu tenho uma dúvida quanto à penetração da Luz em relação a suas características e às características do meio.
Vou formular o espectro.

(Aumenta o comprimento de onda) <---------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------> (Aumenta a Frequência)
R    A    M                  I                                          L                                           U                     X    G
                        infravermelho                  Vermelho...Violeta                               ultravioleta

Eu queria que alguém me explicasse sobre a intensidade dessas frequência em relação à pele humana. Qual a mais perigosa, a mais penetrante e a de maior energia, com base nas características da onda como: Comprimento de onda, Frequência, Energia, e alcanço devido à Refração na pele.
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Espectro eletromagnético/penetração na pele Empty Re: Espectro eletromagnético/penetração na pele

Mensagem por Euclides Ter 28 Abr 2015, 21:16

Quanto maior a frequência, mais energéticas e penetrantes as radiações. Os raios-X penetram todo o tecido mole do corpo e são usados para obter as radiografias ósseas.

Raios Cósmicos podem atravessar todo o Planeta.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Espectro eletromagnético/penetração na pele Empty Re: Espectro eletromagnético/penetração na pele

Mensagem por Gustavoadp Ter 28 Abr 2015, 22:00

Quanto maior a frequência, mais energéticas e penetrantes as radiações.
[img]Espectro eletromagnético/penetração na pele 111uh48[/img]
É... Eu concordo. Era assim que eu pensava, até fazer essa questão aí do ENEM. O texto apenas explica a imagem.

Aí está minha dúvida. Perceba:

Na imagem, a que tem MENOR penetração é a que tem MENOR comprimento de onda, logo tem MAIOR frequência (segundo o espectro).
Mas quanto maior a frequência, a penetração não é maior? É isso que eu não entendo!
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Espectro eletromagnético/penetração na pele Empty Re: Espectro eletromagnético/penetração na pele

Mensagem por xSoloDrop Ter 28 Abr 2015, 22:31

Gustavo, lembre-se que a fórmula da energia de um fóton é dada por:

Espectro eletromagnético/penetração na pele 2nw1yk0

Substituindo a fórmula da velocidade de uma onda (no caso a luz) Espectro eletromagnético/penetração na pele 2r795jq na equação da energia:

Espectro eletromagnético/penetração na pele 6draye

Desse modo, quanto menor o comprimento de onda, maior a frequência, maior a energia e portanto maior a penetração.
xSoloDrop
xSoloDrop
Fera
Fera

Mensagens : 492
Data de inscrição : 23/03/2015
Idade : 26
Localização : Araçatuba SP

Ir para o topo Ir para baixo

Espectro eletromagnético/penetração na pele Empty Re: Espectro eletromagnético/penetração na pele

Mensagem por Gustavoadp Ter 28 Abr 2015, 23:48

Tudo bem. Mas por que na imagem da questão do ENEM diz que a que tem MENOR comprimento de onda tem MENOR penetração? Veja, a profundidade que ela alcança não passa dos 2 mm
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Espectro eletromagnético/penetração na pele Empty Re: Espectro eletromagnético/penetração na pele

Mensagem por Gustavoadp Qua 20 maio 2015, 16:01

Up
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Espectro eletromagnético/penetração na pele Empty Re: Espectro eletromagnético/penetração na pele

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos