Fase inicial
2 participantes
Página 1 de 1
Fase inicial
Estava fazendo um exercício de MHS que me dizia: no instante t=0, x=0 e o objeto se move no sentido +x e me perguntava a fase inicial. Eu respondi (3pi)/2 , fiz os outros itens usando este valor e todos bateram com a resposta do livro, porém ele diz que a fase inicial é (- pi )/2. Qual é a diferença entre esses dois valores, qual devo usar e por quê? Essa dúvida me persegue.
lucaaascm- Padawan
Re: Fase inicial
depende pra onde o móvel se desloca:
se o corpo está no centro, indo da direita para a esquerda, sua projeção na circunferência vai de 3π/2 até 2π, a fase inicial nesse caso é 3π/2
se o corpo está no centro (x = 0) e indo para a esquerda, sua projeção vai de π/2 até π, a fase inicial nesse caso é π/2.
mas 3π/2 é a mesma coisa que -π/2 , só foi contado os ângulos no sentido horário (negativos).
se o corpo está no centro, indo da direita para a esquerda, sua projeção na circunferência vai de 3π/2 até 2π, a fase inicial nesse caso é 3π/2
se o corpo está no centro (x = 0) e indo para a esquerda, sua projeção vai de π/2 até π, a fase inicial nesse caso é π/2.
mas 3π/2 é a mesma coisa que -π/2 , só foi contado os ângulos no sentido horário (negativos).
Re: Fase inicial
Obrigado : )
lucaaascm- Padawan
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos