PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pronome Relativo

Ir para baixo

Pronome Relativo Empty Pronome Relativo

Mensagem por jojo Qua 11 Fev 2015, 17:35

Os seres humanos não podem viver sem ficções – mentiras que parecem verdades e verdades que parecem mentiras. E, graças a essa necessidade, existem criações maravilhosas como as belas artes e a literatura, que tornam mais suportável a vida das pessoas. Mas há as ficções benignas, como as que saíram dos pincéis de um Goya ou da pena de um Cervantes, e  aquelas malignas, que negam sua natureza subjetiva, ideal e irreal e se apresentam como descrições objetivas, científicas da realidade.Mais recentemente, tivemos muitas oportunidades de ver os efeitos perniciosos das ficções malignas, disseminadas por alguns gurus, que dizem respeito principalmente à economia como um todo. A mais recente é a de Paul Krugman que, em sua coluna no New York Times, anunciou o próximo “corralito” na economia espanhola, o que por acaso contribuiu para acelerar a fuga de capitais da Espanha e deve ter deixado estupefatos muitos dos seus admiradores que ainda não tinham percebido que também os ganhadores do Nobel de Economia, quando se transformam em ícones da mídia, às vezes dizem bobagens.


No trecho – A mais recente é a de Paul Krugman que, em sua coluna no New York times, anunciou o próximo “corralito”... –, o termo que relaciona-se a

(A) A mais recente, e é objeto direto do verbo ser.
(B)  Paul Krugman, e é sujeito do verbo anunciou.
(C)  o próximo corralito, e é sujeito do verbo anunciou.
(D) em sua coluna do New York Times, e é seu complemento.
(E)  anunciou, e é seu sujeito

R: B






O Pronome Relativo "que" não vem acompanhado de vírgula, logo, tem a idéia de restrição e não explicação. Para se relacionar a Paul Krugman, devia vir "...A mais recente é a de Paul Krugman, que anunciou o próximo...". Como veio "...A mais recente é a de Paul Krugman que anunciou o próximo...", "que" se relaciona a ficção maligna de Paul Krugman.


De todas as ficções, a dele anunciou o próximo corralito...



Onde errei?
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 822
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 32
Localização : Brasilia, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos