PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ITA

2 participantes

Ir para baixo

Redação ITA Empty Redação ITA

Mensagem por mateus160399 Sáb 10 Jan 2015, 12:46

Olá pessoal, sugestões críticas.


Soberania Virtual
 
       Atualmente a informação tem um valor muito significativo, principalmente nas relações políticas e comerciais, de tal forma que empresas e governos fomentam demasiadas maneiras para obte-la. A diligência assídua por informações tem transgredido facinoramente a soberania virtual de países e de milhões de pessoas em todo o mundo.

      Em relação ao desrespeito da soberania virtual dos países, pode-se citar a espionagem do governo norte-americano, divulgada pelo fantástico, ao Brasil, México, Egito e Arábia Saudita, países estratégicos no cenário econômico mundial. Dessa forma, esses países têm a sua economia prejudicada, pois quando estes negociarem com os EUA, por exemplo, aqueles terão informações privilegiadas beneficiando-se muito, e conseguintemente fomentando um desequilíbrio na economia mundial e findando os princípios do neoliberalismo.

    A respeito da transgressão do sigilo de informações pessoais, devido ao concorrido mercado de consumo, as empresas têm obtido informações privilegiadas sobre as pessoas para poderem se antecipar e oferecer-lhes o que desejam, sem o seu consentimento. Consequentemente a tal ação, as pessoas tem se sentido inseguras, vulneráveis e desprotegidas

    Além disso, ainda pode-se considerar a violação de outras informações pessoais, como dados bancários, que tem deixado muitas pessoas endividadas, devido ao consumo dos rapaces e incapazes de consumir. Por conseguinte, com a redução do consumo, há uma série de problemas na economia, como o desemprego.
      Dessa forma, percebe-se que a informação é um dos bens mais preciosos que existe atualmente, mas que esta não tem sido respeitada e protegida da maneira que deveria. Espera-se que as pessoas e instituições responsáveis por ela, fomentem políticas de expansão da fidelidade da soberania, visando dirimir esses problemas, para que então haja segurança a população e a economia mundial.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ITA Empty Re: Redação ITA

Mensagem por mateus160399 Qua 21 Jan 2015, 11:18

Quanto voces acham que valeria essa redação?

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ITA Empty Re: Redação ITA

Mensagem por Fito42 Qua 21 Jan 2015, 11:34

Qual o tema? Cadê os textos de apoio? Precisamos ter uma base antes de comentar.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ITA Empty Re: Redação ITA

Mensagem por mateus160399 Qua 21 Jan 2015, 11:38

Redação ITA 46

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ITA Empty Re: Redação ITA

Mensagem por Fito42 Qua 21 Jan 2015, 12:27

-> Pontos negativos
1) Preciosismo de linguagem: facinoramente, rapaces, conseguintemente [cá convenhamos, ficou estranho], dirimir


2) Períodos longos: seus parágrafos deveriam conter mais orações. Frases longas dificultam a leitura e facilita o erro de concordância verbal;


3) Repetição de termos: notei que você utilizou a expressão "Por conseguinte" várias vezes. Evite repetições estudando outas conjunções.


*4) Argumentação: pelo que notei, seus parágrafos de argumento foram divididos em duas partes. Primeiro você dá um exemplo para depois mostrar a consequência.


- Exemplo: Além disso, ainda pode-se considerar a violação de outras informações pessoais, como dados bancários, que tem deixado muitas pessoas endividadas, devido ao consumo dos rapaces e incapazes de consumir. 
- Consequência: Por conseguinte, com a redução do consumo, há uma série de problemas na economia, como o desemprego.


Eu não diria que está errado, eu até faço isso de alguma forma. Mas você não apresenta o seu argumento. Você apenas mostra como um determinado cenário comprova sua tese. Uma dica: primeiro você apresenta seu argumento, depois você mostra um exemplo que o comprove. Daí você mostra que esse argumento defende a sua tese.
É um exercício de lógica: eu acho isso (argumento). O que eu acho é comprovado com determinado fato (exemplo). O que eu acho concorda com o que eu penso (tese). Então se o que eu acho é verdadeiro, o que eu penso também o é. Logo o que eu penso está certo.


5) Pouco desenvolvimento das ideias: você poderia suprimir um dos parágrafos do desenvolvimento para acrescentar linhas em outros, explicando melhor suas ideias. Clareza é o ponto mais importante de uma dissertação.


6) Senso comum: você poderia colocar mais informações para tirar a sua dissertação do senso comum. Foi bom citar o neoliberalismo, mas foi pouco. Poderia citar grandes organizações (BIRD, TROISKA, OMC, FMI etc), citar alguns fatos históricos, filósofos dentre outros. Eu, particularmente, começaria a dissertação puxando um gatilho com o livro 1984 do George Orwell, falando do Big Brother e a questão de estarmos sendo vigiados o tempo todo.


-> Pontos positivos:
1) Estilo: você seguiu o estilo de uma dissertação argumentativa. Apresentou sua tese e tentou comprová-la;


2) Tema: você não escapou do tema e o abordou de forma interessante. Continue assim! 


-> Pontuação:
Não sei como funciona a pontuação do ITA, então vou atribuir notas de 0 a 10 para cada item avaliado:


a) Clareza e consistência dos argumentos.... : 5, algumas partes do texto não ficaram muito claras, além disso tem o problema dos argumentos que eu já citei


b) Coesão e coerência: 7, nota-se uma preocupação em retomar frases e parágrafos anteriores com o uso de conjunções. Isso é importante para manter a progressão textual. Entretanto, você mostrou um vocabular escasso para esse quesito (muitas repetições).


c) Domínio do português padrão: 8, notei a falta de acentuação, mas provavelmente foi por causa de erros de digitação. O único problema são os jargões e palavras "arcaicas", que tornam o texto feio.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ITA Empty Re: Redação ITA

Mensagem por mateus160399 Qua 21 Jan 2015, 12:35

Vou melhorar nesses pontos, vou praticar muito esse ano. Agradeço as críticas e observações, isso ajuda bastante. Eu sempre falo para a minha professora corrigir assim.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ITA Empty Re: Redação ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos