PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEMA: Respeito a diversidade étnica.

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Respeito a diversidade étnica. Empty TEMA: Respeito a diversidade étnica.

Mensagem por MuriloTri Qui 14 Ago 2014, 23:15

                             A sociedade aprendeu a respeitar as diferenças?



                          A noção de “inferioridade e atraso” atribuído a população não-europeia  surgiu como justificativa ideologia para o imperialismo e a exploração de civilizações Africanas e Asiáticas, baseado no Darwinismo Social. Nos últimos 70 anos, em contra ponto, embora muitos esforços como o de Martin Luther King e Mandela pela libertação e igualdade de direitos dos negros, ainda persiste enraizado nas sociedades e na mentalidade de uma parcela da população a noção de inferioridade e aversão a diferentes etnias, em especial a negra, associado a população de baixa renda.

                         Tal realidade está presente também no Brasil, que contempla uma população altamente miscigenada de índios, negros, europeus e asiáticos e diferente de outros povos como os eslavos e os germânicos, o Brasileiro não apresenta traços característicos ou cor da pele que o defina. Todavia, esses fatores não inibem que casos de racismo aconteçam corriqueiramente, como no Futebol, em que torcedores imitavam som e gestos de macaco enquanto um jogador negro dava entrevista.

                         Deve-se, contudo destacar que o Brasil e a civilização ocidental avançou muito nessa questão em comparação a épocas anteriores. Nos EUA, que carregam um passado segregacionista contra negros, elegeu e reelegeu o Barack Obama. No Brasil, até então, tínhamos como Presidente do Supremo Tribunal Federal, o negro e de origem humilde, Joaquim Barbosa.

                         A diminuição dessas diferenças étnicas no campo social, econômico e cultural pode ser acentuada principalmente pelo investimento em educação básica de qualidade, de modo a instruir melhor para a vida e ampliar o leque de oportunidades para as várias etnias.

                         Percebemos portanto, que o preconceito hoje ainda existe, motivado principalmente pelo passado de diferenças impostas pelo homem e pela situação de pobreza em que grande parte dessa população encontra-se. Mas, quando têm uma oportunidade, os negros mostram que podem obter tanto sucesso quanto uma pessoa branca. O racismo dificilmente será extinto, mas fornecer oportunidades a esta população, com uma boa educação, pode fazer com que eles melhorem sua condição socioeconômica e, no futuro, amenizar o preconceito racial.




Obrigado.
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Respeito a diversidade étnica. Empty Re: TEMA: Respeito a diversidade étnica.

Mensagem por mf01071 Sex 15 Ago 2014, 13:42

Olha, eu não posso te avaliar, pois tô como alguns tentando aprender a fazer uma redação. Porém sempre que leio as tuas redações aprendo ou fixo, ainda mais, o conteúdo de História. Muito legal esse negócio que tu faz de comparar ou enxergar a raiz do problema com os dias atuais e o passado. Parabéns.

Na verdade eu quero deixar uma observação. Li a redação e, EU ACHO, que tu cometeu 2 probleminhas:


''(...)o Brasil e a civilização ocidental avançaram muito(...)''

Sujeito composto e anteposto ao verbo, a concordância se faz no plural


E a tua redação deu a entender que os povos ocidentais por serem miscigenados não têm o direito de serem preconceituosos, mas os não ocidentais - europeus, que não têm uma característica diversificada - se forem tudo bem. Por que lá no início tu fala sobre o Darwinismo social e depois tu não fala nada, como que os europeus não mudaram, continuam com essa ideologia. Talvez o que eu tô falando é besteira, é somente algo que eu percebi, mas eu entendi perfeitamente o que tu quis dizer. Contudo parabéns novamente.

Espero que eu possa ter contribuído com algo.
mf01071
mf01071
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 27/06/2014
Idade : 28
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Respeito a diversidade étnica. Empty Re: TEMA: Respeito a diversidade étnica.

Mensagem por MuriloTri Sex 15 Ago 2014, 17:13

Obrigado mf, Mesmo apos reler eu não tinha percebido esse desvio, vou corrigir.

A título de esclarecimento, eu resolvi argumentar sobre a miscigenação do Brasil porque o Racismo em outros países está associado principalmente a Xenofobia, nos EUA por exemplo existe o W.A.S.P, que defende que o Americano é apenas o branco, anglicano-protestante, e por isso comete atos discriminatórios, isso não existe no Brasil (não o racismo desse tipo), justamente  porque não existe de fato a noção de Brasileiro típico, o Racismo no Brasil está relacionado principalmente a pobreza ou a criminalidade, no qual essas etnias são maioria.


E obrigado pelos elogios, Smile


Até.
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Respeito a diversidade étnica. Empty Re: TEMA: Respeito a diversidade étnica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos