PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão de Dioptro Plano

PiR2 :: Física :: Óptica

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Questão de Dioptro Plano - Página 2 Empty Questão de Dioptro Plano

Mensagem por Convidado Ter 15 Jul 2014, 15:31

Relembrando a primeira mensagem :

(UFBA) Um objeto pontual P encontra-se na base de um recipiente que contém duas camadas de líquidos, A e B,  com espessuras eA=28cm e eB=39cm. Os líquidos são homogêneos,  transparentes e imiscíveis. Considere o índice de refração do ar igual a 1 e os dos líquidos A e B iguais  a 1,4 e 1,3, respectivamente. Determine a altura aparente de P, vista por um observador, olhando numa direção aproximadamente perpendicular à base do recipiente.

R = 50 cm

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Questão de Dioptro Plano - Página 2 Empty Re: Questão de Dioptro Plano

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 20 Jul 2014, 19:20

Porque foi feito com o meio A como se estivesse em cima, não é? Quando escrevi minha resposta escrevi equivocadamente que fosse o contrário. O meio mais denso fica por baixo. No meio mais denso a velocidade da luz é menor. O índice de refração é N=C/V, onde c é a velocidade original da luz. Portanto em um meio mais denso, V é menor e N é maior. Assim A está por baixo! Razz 
Mas observe que os resultados foram o mesmos. Não sei se seria correto dizer que tanto faz, não tenho prova.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 27
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos