PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forças de London X Van der Waals

2 participantes

Ir para baixo

Forças de London X Van der Waals Empty Forças de London X Van der Waals

Mensagem por ViniciusAlmeida12 Dom 13 Jul 2014, 17:49

Estava estudando sobre as interações intermoleculares e me deparei com a seguinte dúvida em alguns exercícios: qual a diferença entre força de Van der Waals e forças de London? Alguns livros apresentam elas como a mesma coisa com denominações diferentes e alguns vídeos também mas percebi que há uma diferença. Entendi que as forças de London estão presentes em todas as moléculas, independente de serem polar ou apolar mas no caso das apolares são as únicas existentes. Correto?

A questão que eu tava tentando responder foi essa:
Considere as moléculas H-F e H-Cℓ. As eletronegatividades dos átomos 
envolvidos são: H = 2,1; Cℓ = 3,0 e F = 4,0. Responda: 
a) Qual das duas moléculas é mais polar? Justifique. 
b) Ambas as moléculas atraem outras iguais via forças de London? Se não, explique. Se sim, 
diga em qual delas essas forças são mais intensas e explique. 

Minha dúvida é apenas no item b. Achei uma resposta mas não consegui entender ela. Podem me explicar?
Spoiler:

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Forças de London X Van der Waals Empty Re: Forças de London X Van der Waals

Mensagem por vitgarcia Ter 15 Jul 2014, 23:02

Creio que isso seja problema de abordagem. Tem vestibulares e autores que dizem que Van der Waals é dipolo permanente - dipolo permanente, enquanto London é dipolo instantâneo - dipolo induzido. Tenho/tive a mesma dúvida, e encontrei em várias fontes que as forças de London seriam um tipo de força de Van der Waals. Acho mais seguro, portanto, falar em dipolo per/dipolo per e/ou instanâneo-induzido.

Eu teria respondido, em B, que elas não atraem outras moléculas por forças de London pois London é instantâneo-induzido (moléculas apolares), enquanto HF e HCl são moléculas polares com dipolo permanente...esse gabarito é oficial?
vitgarcia
vitgarcia
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 26
Localização : Florianópolis

http://www.last.fm/user/vitgarcia

Ir para o topo Ir para baixo

Forças de London X Van der Waals Empty Re: Forças de London X Van der Waals

Mensagem por ViniciusAlmeida12 Qua 16 Jul 2014, 19:37

É o gabarito oficial sim. Essa foi uma das questões da parte discursiva da Olimpíada Baiana de Química 2013. 
http://www.obaq.ufba.br/media/public/file_item/1378505605_obaq_gabarito_dissertativa.pdf


Vou perguntar ao meu professor de química sobre isso depois e posto o que ele disser aqui para possíveis dúvidas de outros usuários.

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Forças de London X Van der Waals Empty Re: Forças de London X Van der Waals

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos