PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OBM e IPhO

2 participantes

Ir para baixo

OBM e IPhO Empty OBM e IPhO

Mensagem por Igor de Almeida Seg 07 Jul 2014, 22:03

Eai pessoal, eu gostaria de saber se alguém aqui sabe exatamente quais as matérias cobradas na prova da OBM nível 3. Já pesquisei em vários lugares, e cada lugar fala uma coisa diferente kkkkkkkk

Minha maior dúvida é se polinômios (nível ITA ou só o básico ?), geometria espacial e trigonometria caem, e se eu estudar geometria analítica pode me favorecer em alguns exercícios caso eu não consiga achar uma solução para exercícios de geometria plana.

Além disso, os livros do Aref são indicados pra fazer uma boa base para esse tipo de prova ?

Meu objetivo é ganhar uma medalha no mínimo de prata na edição da OBM do ano que vem; se eu passar no CN esse ano, terei que voltar pro 1°, dessa forma, vou fazer o máximo possível para poder futuramente disputar a IMO e a IPhO

Um assunto a parte, tentar resolver as questões de cabeça pode lhe trazer velocidade ou algum outro benefício ? Recentemente estou tentando resolver a maioria das questões da cabeça, algumas me embolo todo, mas outras consigo resolver mais rápido que meus colegas (eles fazendo na folha), até mesmo algumas bem complicadas.  

E com relação a IPhO, estudar com os livros peruanos (além de treinamento por outras fontes e das provas anteriores claro) bastam ou os russos são essenciais, muito acima de qualquer outra bibliografia.

Obrigado pela ajuda de vocês, abraços!
Igor de Almeida
Igor de Almeida
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

OBM e IPhO Empty Re: OBM e IPhO

Mensagem por NikolsLife Qua 11 Dez 2019, 10:01

Esqueça ''peruanos''. Antes de IPhO, você precisa treinar para seletiva (claro que precisa ter uma das melhores classificações na Olimpíada brasileira de física).

Para isso, recomendo os seguintes livros:

Introdução:

Paul A. Tipler. Physics for Scientists and Engineers. Vol 1,2.
Paul A. Tipler. Modern Physics.

Intermediário:

Nussenzveig, Hersh Moyses. Curso de Física Básica 

I.E. Irodov. Problems in General Physics.
Past APhO problems.
Past IPhO problems.

Avançado:

David Morin. Introduction to Classical Mechanics: With Problems and Solutions.
David J. Griffiths. Introduction to Electrodynamics..
SS.Krotov coleção
NikolsLife
NikolsLife
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo