Soma de números - problema 1
4 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Soma de números - problema 1
Vejam essa fórmula:
Quando n for par vocês usam essa fórmula: S=n(n+2)(2n+1)/8
Quando n for ímpar vocês usam a mesma fórmula, só que subtrai 1 no fim: S=n(n+2)(2n+1) - 1 / 8
n=1, S=1
n=2 S=5
n=3, S=13
n=4, S=27
n=5, S=48
n=6, S=78
n=7, S=118
E assim por diante....
A minha dúvida é a seguinte: como que eu faço para descobrir uma fórmula que sirva para calcular a soma do resultado das n primeiras parcelas de S ? Ou seja que fórmula eu devo usar, por exemplo para achar a soma de: 1+5+13+27+48+78+118 ?(nesse caso seria a soma das sete primeiras parcelas).
Por favor, se alguém conseguir me mostre a fórmula, porque eu estou há vários dias tentando descobrir e não consigo.
Obrigado.
Quando n for par vocês usam essa fórmula: S=n(n+2)(2n+1)/8
Quando n for ímpar vocês usam a mesma fórmula, só que subtrai 1 no fim: S=n(n+2)(2n+1) - 1 / 8
n=1, S=1
n=2 S=5
n=3, S=13
n=4, S=27
n=5, S=48
n=6, S=78
n=7, S=118
E assim por diante....
A minha dúvida é a seguinte: como que eu faço para descobrir uma fórmula que sirva para calcular a soma do resultado das n primeiras parcelas de S ? Ou seja que fórmula eu devo usar, por exemplo para achar a soma de: 1+5+13+27+48+78+118 ?(nesse caso seria a soma das sete primeiras parcelas).
Por favor, se alguém conseguir me mostre a fórmula, porque eu estou há vários dias tentando descobrir e não consigo.
Obrigado.
alexandremm12- Iniciante
Re: Soma de números - problema 1
De onde você pega essas perguntas?
Estou interessado no assunto.
Estou interessado no assunto.
PedroX- Administração
Olá, Pedro.
Essas questões são de livros paradidáticos, eu também tenho um livro chamado almanaque das curiosidades matemáticas de Ian Stewart, e outros livros também.
Essas questões são de livros paradidáticos, eu também tenho um livro chamado almanaque das curiosidades matemáticas de Ian Stewart, e outros livros também.
alexandremm12- Iniciante
Alguém tem idéia de como descobrir essa fórmula ?
alexandremm12- Iniciante
Alguém saberia como descobrir uma fórmula que sirva para calcular a soma ?
alexandremm12- Iniciante
Acho que não existe um jeito fácil de determinar a fórmula. Se deseja saber apenas as somas, sem necessidade da fórmula, é possível fazer com códigos de programação:
Clique no quadrado acima e insira um número na caixa de diálogo que irá aparecer. O total será exibido logo depois.
Clique no quadrado acima e insira um número na caixa de diálogo que irá aparecer. O total será exibido logo depois.
Última edição por PedroX em Qui 05 Jun 2014, 17:03, editado 3 vez(es)
PedroX- Administração
Olá, PedroX
Gostei muito mesmo do programa que você mostrou, mas o que eu quero mesmo é a fórmula, se você conseguir descobrir a fórmula, não precisa me explicar como chega nela, só me mostre ela, tá bom? Eu não tenho a minima idéia de como descobrir essa fórmula,você tem alguma idéia de como eu devo começar a pensar ?
Gostei muito mesmo do programa que você mostrou, mas o que eu quero mesmo é a fórmula, se você conseguir descobrir a fórmula, não precisa me explicar como chega nela, só me mostre ela, tá bom? Eu não tenho a minima idéia de como descobrir essa fórmula,você tem alguma idéia de como eu devo começar a pensar ?
alexandremm12- Iniciante
Para fazer o programa, usei a fórmula que você colocou no tópico. Basicamente, ele faz a conta para cada parcela e depois soma tudo.
Criar uma fórmula para isso está além de meus conhecimentos matemáticos.
Criar uma fórmula para isso está além de meus conhecimentos matemáticos.
PedroX- Administração
Olá,PedroX
Tomara que apareça alguém aqui que descubra qual é essa fórmula, porque eu já perguntei isso pra um monte de gente, de qualquer forma, muito obrigado pela sua atenção. Mais uma coisa, você poderia me dar o link desse programa para eu colocar no favoritos do meu computador ?
Um abraço
Alexandre
Tomara que apareça alguém aqui que descubra qual é essa fórmula, porque eu já perguntei isso pra um monte de gente, de qualquer forma, muito obrigado pela sua atenção. Mais uma coisa, você poderia me dar o link desse programa para eu colocar no favoritos do meu computador ?
Um abraço
Alexandre
alexandremm12- Iniciante
Você deve saber que essa série está ligado ao número de triângulos dentro de um triângulo original.
http://oeis.org/A002717
Só estou postando para quem não sabe ter uma noção melhor.
http://oeis.org/A002717
Só estou postando para quem não sabe ter uma noção melhor.
PedroX- Administração
Página 1 de 2 • 1, 2