PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Rolezinhos

4 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 3 Empty Tema: Rolezinhos

Mensagem por John47 Sáb 10 maio 2014, 11:56

Relembrando a primeira mensagem :

Por favor, corrijam de acordo com os critérios adotados pelo enem.




Diversão e preconceito

   Marcar encontros em praças e em shoppings centers é uma prática antiga entre adolescentes. No entanto, quando centenas de jovens da periferia começaram a promover estes encontros, aos quais deram o nome de 'Rolezinhos', o passeio virou caso de polícia.
 Os 'Rolezinhos' são marcados pelas redes sociais e uma de suas principais características é o uso de roupas, sapatos e acessórios de marca. Segundo frequentadores, o encontro tem como objetivo a diversão, as paqueras, fazer novas amizades e escutar Funk ostentação, cuja as letras abordam temas como o consumo,mulheres e marcas de luxo.
   Por outro lado, ao mesmo tempo que os encontros promovem a diversão para alguns, provocam desconforto à outros. Pessoas que frequentavam os shoppings durante os 'Rolezinhos' alegaram sentir insegurança. Em alguns shoppings lojistas, temendo arrastão, solicitaram a presença da polícia, a qual retirou os 'rolezeiros' do estabelecimento, ato ilícito uma vez que não se pode 'selecionar' consumidores.
   Em suma, os 'Rolezinhos' alertam para dois problemas: o preconceito de algumas pessoas, visto que, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping , 25% das pessoas deixaram de ir ao shopping temendo roubo , e a falta de espaços públicos para se promover eventos. Desta forma é necessária a construção destes espaços e luta contra preconceito,que deve ser combatido dentro das escolas e pelos pais. E, principalmente, é necessário que cada integrante desses encontros saiba o limite da sua liberdade.


Última edição por John47 em Sáb 10 maio 2014, 14:03, editado 5 vez(es)

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo


Tema: Rolezinhos - Página 3 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 10 maio 2014, 15:24

Sim. Não reagi ao assalto, mesmo que não fosse contra mim, justamente por que estava com meu sobrinho, que tem apenas 2 anos.

Não sei dizer. Acredito que, no fim, todas as partes estavam erradas: o jovem, por assaltar; o homem, por se exceder; os seguranças, por não cumprirem sua função.

Mesmo quando se trata de maiores de idade os seguranças de shopping também costumam só intervir em casos muito específicos, sob ordens diretas e quando não há perigo para eles ou para o público. Ou seja, quase nunca. Por que ele vai arrumar confusão com alguém que pode ter uma arma ou ser membro de uma facção criminosa, o que prejudicaria ele e toda sua família? A maioria dos seguranças e policias não trabalham por amor à profissão, tenho certeza disso. Admiro muito a profissão, mas abomino o modo como ela é desenvolvida no Brasil. Deve haver um policial/segurança competente por Gigametro no Brasil ou algo assim, com um leve exagero.

Entendo o fenômeno social sob o qual se desenvolve a criminalidade e os assaltos, mas obviamente sou totalmente contrário a isso. Já vi esquerdistas fanáticos por aí dizendo que 'rolezinhos' são protestos contra a elite dominante. E tenho certeza de que eles não estão nem um pouco conscientes da mais valia ou qualquer coisa do tipo. Não sei se o sr. conhece a capital, mas os 'rolezinhos' começaram em Itaquera (no Shopping Metrô Itaquera, especificamente) e, sem sombra de dúvida, a elite dominante não está em Itaquera. No Brasil tudo vira piada. Neutral 
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos