PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Rolezinhos

4 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Tema: Rolezinhos

Mensagem por John47 Sáb 10 maio 2014, 11:56

Relembrando a primeira mensagem :

Por favor, corrijam de acordo com os critérios adotados pelo enem.




Diversão e preconceito

   Marcar encontros em praças e em shoppings centers é uma prática antiga entre adolescentes. No entanto, quando centenas de jovens da periferia começaram a promover estes encontros, aos quais deram o nome de 'Rolezinhos', o passeio virou caso de polícia.
 Os 'Rolezinhos' são marcados pelas redes sociais e uma de suas principais características é o uso de roupas, sapatos e acessórios de marca. Segundo frequentadores, o encontro tem como objetivo a diversão, as paqueras, fazer novas amizades e escutar Funk ostentação, cuja as letras abordam temas como o consumo,mulheres e marcas de luxo.
   Por outro lado, ao mesmo tempo que os encontros promovem a diversão para alguns, provocam desconforto à outros. Pessoas que frequentavam os shoppings durante os 'Rolezinhos' alegaram sentir insegurança. Em alguns shoppings lojistas, temendo arrastão, solicitaram a presença da polícia, a qual retirou os 'rolezeiros' do estabelecimento, ato ilícito uma vez que não se pode 'selecionar' consumidores.
   Em suma, os 'Rolezinhos' alertam para dois problemas: o preconceito de algumas pessoas, visto que, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping , 25% das pessoas deixaram de ir ao shopping temendo roubo , e a falta de espaços públicos para se promover eventos. Desta forma é necessária a construção destes espaços e luta contra preconceito,que deve ser combatido dentro das escolas e pelos pais. E, principalmente, é necessário que cada integrante desses encontros saiba o limite da sua liberdade.


Última edição por John47 em Sáb 10 maio 2014, 14:03, editado 5 vez(es)

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo


Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por John47 Sáb 10 maio 2014, 14:11

-É verdade , Matheus, ( Embarassed )eu já havia corrigido , pois ao ler novamente vi meu erro. Magina, pode falar a vontade. Eu cometo muito esse erro de trocar 'i' pelo 'e' ou vice versa, pois ,geralmente, ao falar a gente faz essa troca.  Sad 

-88sude, obrigada pela informação. =D

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 10 maio 2014, 14:18

88sude escreveu:Alguns shoppings adotaram uma política (no auge do 'rolezinho') que qualquer jovem só poderia entrar no shopping com autorização dos pais 
Shopping conseguiu uma liminar para coibir o rolezinho na noite deste  sábado (18). O juiz de Direito, Jefferson Barbin Torelli assinou a liminar que prevê que das 17h até a meia noite jovens menores de 18 anos só poderão entrar no shopping acompanhado de seus pais.
Fonte:tribunadejundiai
 a lei brasileira é extremamente flexível, os parágrafos são frouxos e cabem a vários debates. A respeito da discriminação veja que o critério adotado está conforme as leis, não há discriminação, pois os jovens não estão impedidos de entrar, mas sim precisam da autorização de seus pais.O shopping não pode impedir os rolezinhos por ser uma forma de discriminação, mas podem aplicar uma regra impedindo a entrada dos jovens, ou seja, é quase o mesmo.

Realmente está conforme as leis, não há discriminação, mas não foi isso que o sr. havia proposto. O sr. havia proposto que o shopping pode selecionar seu público a seu bel prazer por ser estabelecimento privado, o que é inconstitucional. Eu mesmo citei que há diversas restrições que podem ser feitas legalmente e inclusive citei fonte.
Restringir menores de idade de entrarem sem autorizações dos pais é plenamente conforme as leis. É uma restrição que se impõe a todos os menores de idade, não apenas a 'rolezeiros'. O shopping prefere arriscar perder massivamente a movimentação de jovens do que arriscar sofrer com os "rolezinhos". Perfeito. Totalmente constitucional. Não há discriminação, pois isso se aplica a todos os jovens. Logo, isso não é uma política que 'barre os rolezinhos', e sim uma política que restringe a movimentação de jovens. Tenho certeza de que alguns pais - mas nem eu nem ninguém pode estimar previamente qual percentual deles - dariam a autorização para seus filhos 'rolezeiros' irem ao shopping e nem se importariam; então os 'rolezinhos' não seriam impedidos.
Impor restrições não é ilegal; sex shops ou boates o fazem. Mas isso não discrimina raça, cor, sexo, religião, movimento social, classe social ou qualquer coisa do tipo. Impedir a entrada de jovens em shoppings sem autorização também não é ilegal; eles só precisam aceitar as condições. Impedir o 'rolezinho' sim é inconstitucional, e foi o que sr. havia originalmente proposto.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 10 maio 2014, 14:20

John47,
quando eu falo com alguns amigos estrangeiros, algumas vezes eu coloco uma palavra em português na frase em inglês e nem percebo. "How was your dia?", hahaha. Erros acontecem com todo mundo. Vamos melhorando e crescendo a cada dia. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 10 maio 2014, 14:21

Ah, e obrigado pelos critérios da correção do ENEM, desconhecia-os. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por PedroCunha Sáb 10 maio 2014, 14:26

Matheus, vi o que você falou e decidi comentar. Também faço isso às vezes, haha.

Tenho alguns amigos que falam inglês e às vezes quando estou conversando com eles cometo algumas gafes desse gênero. E às vezes, ocorre o inverso. Já aconteceu de eu querer perguntar para uma pessoa onde ela morava (em português) e sair "Onde você live" haha

É o costume.
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 10 maio 2014, 14:28

E aí Pedro!

Hahaha, boa! Por essa segunda situação eu ainda não tive o prazer de passar. Logo logo surgirá uma língua híbrida entre o inglês e português, após tantas trocas culturais mescladas, haha.Razz
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por 88sude Sáb 10 maio 2014, 14:35

Quando me referi aos rolezinhos serem legais ou não foquei-me nessa lei (confesso que ao reler minha sentença não causou o efeito proposto), no sentido que usando a própria constituição os donos dos shoppings conseguem impedir os rolezinhos. Observe:
Tenho certeza de que alguns pais - mas nem eu nem ninguém pode estimar previamente qual percentual deles - dariam a autorização para seus filhos 'rolezeiros' irem ao shopping e nem se importariam; então os 'rolezinhos' não seriam impedidos.


Porém a citação diz :
 jovens menores de 18 anos só poderão entrar no shopping acompanhado de seus pais



Por ser um encontro de jovens creio eu que nenhum deles pretende levar os pais hahaha. A questão é que uma redação baseada a favor ou contra os rolezinhos possuem um leque muito grande de possibilidades, diferente de outros temas em que você tem 90% dos argumentos sendo a favor/contra. Como eu disse há como você barrar a entrada da maioria dos rolezeiros usando uma brecha(?) presente na própria lei !


PS: Caramba em Matheus, todas as redações que aparecem nós sempre acabamos num debate kkk. Mas gosto da sua opinião, é concreta, diferente de algumas que simplesmente são jogadas ao acaso !
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por John47 Sáb 10 maio 2014, 14:55

Hahahaha... É verdade, pessoal. Erros acontecem ! 

See you tarde.  🐰

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 10 maio 2014, 14:57

"Alguns shoppings adotaram uma política (no auge do 'rolezinho') que qualquer jovem só poderia entrar no shopping com autorização dos pais "

Então seu comentário não condiz com a reportagem, pois autorização dos pais não requer a presença destes. Além disso, caso seja realmente necessária a presença dos pais, infelizmente há inúmeros meios de falsificação de documentos. Inicialmente, perceba que nem todos os que frequentam são menores de idade. Em seguida, perceba que é muito fácil burlar esse tipo de regra em todos os aspectos. Não é o Pentágono; é um shopping. Admito já ter entrado em uma balada paulistana, Mokai, com apenas 15 anos e sem R.G. falso (na verdade nem pediram o R.G., mas eu apresentaria o original), sendo que apenas maiores de idade podem entrar. E havia seguranças revistando. (O que uma barba não faz?) As leis no Brasil são porcamente praticadas, mesmo em shoppings. A engenharia de segurança no Brasil, em geral, é uma grande piada, e por isso essas leis não funcionariam em escala significativa. Como o segurança discerniria perfeitamente quem é menor de idade ou não? E se, quando ele e outros 10 seguranças, por exemplo, que estivessem fazendo a vistoria, estivessem verificando algumas pessoas, outras delas conseguissem entrar e fossem menores de idade? Conheço muitos menores de idade que se passariam por maiores de idade sem a menor dificuldade e muitos maiores de idade que parecem ter treze anos. Há diversas falhas nesse sistema.

A título de exemplo: semana passada eu estava com meu sobrinho no shopping e vi um assalto. Eram dois garotos que deviam ter no máximo 10 anos. Eles roubaram comida de um supermercado. Havia cinco seguranças para 'prendê-los' e a postura deles era clara, nítida e explicitamente de desinteresse em fazê-lo. Sequer correram atrás dos garotos. Pode ser uma postura padrão em casos de menores de idade, mas ainda assim a função deles deveria ser de repressão a esse tipo de atitude. Claro que é um caso isolado, mas se isso se repete frequentemente (e devo dizer que é relativamente frequente naquele shopping), o medo dos frequentadores se torna tão grande quanto dos 'rolezinhos'.

Na prática esse tipo de proibição se torna muito complicada. Há inúmeras variáveis que inviabilizam a empresa, como a organização técnica e operacional, a estrutura do corpo de seguranças, outras leis que eles não podem infringir, a imagem pública que o shopping quer transmitir, a perca de clientela com a restrição de todos os jovens, dentre outros fatores.

Mas sim, realmente é um assunto amplo e difícil de ser debatido.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por 88sude Sáb 10 maio 2014, 15:12

" semana passada eu estava com meu sobrinho no shopping e vi um assalto"
Complicado em  Shocked , já vi 4 garotos (desarmados) num shopping (dia pouco movimentado, segunda de manhã) abordando um casal, todos que passavam percebiam que era um assalto, mas preferiam fingir que não viam. O curioso foi quando um dos garotos (aproximadamente 16~17 anos) encostou a mão no bolso da mulher, e nesse momento o homem deu um soco nesse mesmo jovem (os outros 3 ao verem isso correram). Os seguranças, que até então estavam fazendo vista grossa, foram no local e encaminharam esse homem para fora do shopping (creio eu, pois não cheguei a ver o desfecho da história). é nítido que quando o assunto envolve menores é sempre complicado de argumentar. De que lado você ficaria? do jovem que tentou assaltar  ou do homem que reagiu e machucou um menor de idade? Minha posição é clara, defenderia o ponto do homem, mas se fosse numa redação talvez escrevesse sobre o garoto. Mad  Mad  Mad
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Rolezinhos - Página 2 Empty Re: Tema: Rolezinhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos