PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Particularismo político

Ir para baixo

Particularismo político  Empty Particularismo político

Mensagem por Convidado Sex 25 Abr 2014, 19:09

Estava dando uma olhada na internet para tirar minhas dúvidas sobre História Geral e deparei-me com o seguinte trecho no livro do Francisco de Assis: 
      O mundo feudal, enquanto mundo acastelado e fechado começou a se desintegrar a partir do século XXI.
      Começava, a partir desse século, a lenta e secular agonia do sistema feudal - Um sistema baseado essencialmente nas relações servis de produção e caracterizado pelo particularismo político, por uma economia auto-suficiente, um comércio quase exclusivamente à base de troca e uma mínima e localizada circulação monetária. Com certeza, esse trecho que é o principal, que ressalta sobre a Idade Média, de como era naquela época  as relações monetárias, relações servis, sua economia de subsistência e também o agonizante trabalho servil que era na verdade um trabalho escravo ( se não me engano, corrijam-me se eu estiver errado). Agonizante se não ngano também, é que teve uma época os senhores não tinham mais servos. Mas a dúvida minha dúvida chega a um texto de wikipédia, que é esse:http://pt.wikipedia.org/wiki/Particularismo
      Alguém poderia explicar-me a relacão de um povo conservar sua autonomia, identidade e características com "idade da anarquia organizada",  "provincialismo estava demasiadamente arraigado no espírito da época." e  "independência localista" ?
Desde já agradeço a resposta. Very Happy 
 
Obs: Não sei o que é "idade da anarquia organizada",  "provincialismo estava demasiadamente arraigado no espírito da época" e "independência localista"

     Só entendi um pouquinho sobre "provincialismo estava demasiadamente arraigado no espírito da época" , significa que tinha eles eram atrasados em relação a várias coisas ( quero escrever, culturalmente falando, eu acho)
      Desculpem-me esses códigos aparecendo ( size por exemplo), deve ser algo erro do fórum que o Mestre não corrigiu.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Particularismo político  Empty Re: Particularismo político

Mensagem por John47 Ter 29 Abr 2014, 15:01

Olá!


Anarquia: sem poder , poder fraco.
Arraigado: enraizado, fixado


Idade de anarquia organizada: É característica de uma organização na qual os recursos disponíveis permitem que as pessoas sigam em diferentes direções sem coordenação de uma autoridade central. Os líderes são relativamente fracos e as decisões são tomadas a partir da ação individual de cada membro ou de um grupo definido.

 Isso é fácil de notar no feudalismo. O rei tinha um subordinado, este por sua vez tinha outro subordinado que tinha outro e outro.... (Relação de suserania e vassalagem)  . Logo o poder acabou ficando fragmentado. 

demasiadamente arraigado no espírito da época:  Era como se o providencialismo  fosse uma cultura. Era característico do povo dessa época. Como se apesar da anarquia organizada (cada grupo seguir de um jeito) todos os grupos 'queriam' o providencialismo.

Independência localista: independência de um local. É basicamente a ideia de anarquia organizada, cada grupo ou pessoa tinha direções diferentes. 

Recomendo que, após ler as definições, leia os texto do wikipédia para voce entender melhor. 

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Particularismo político  Empty Re: Particularismo político

Mensagem por Convidado Ter 29 Abr 2014, 16:58

Muito obrigado John!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Particularismo político  Empty Re: Particularismo político

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos