PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo elétrico - Lançamento de partícula

2 participantes

Ir para baixo

Campo elétrico - Lançamento de partícula Empty Campo elétrico - Lançamento de partícula

Mensagem por dot Sex 21 Mar 2014, 10:12

(Mackenzie) Na figura, um elétron de carga -e e massa m é lançado com velocidade inicial v, no campo elétrico uniforme entre as placas planas e paralelas, de comprimento l e separadas pela distância d. O elétron entra no campo, perpendicularmente às linhas de força, num ponto equidistante das placas. Desprezando ações gravitacionais e sabendo que o elétron tangencia a placa superior (ponto A) ao emergir do campo, então a intensidade deste campo elétrico é:

https://i.imgur.com/bdaM2Zd.jpg

a) E = el²/mdv²
b) E = el/mdv
c) E = mdv/el
d) E = mdv²/el²
e) E = mdv²/2el²

Resposta: alternativa d.

Me desculpem, não consegui tornar possível a visualização direta da imagem então tive que deixar o link para acessá-la.
dot
dot
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/03/2014
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico - Lançamento de partícula Empty Re: Campo elétrico - Lançamento de partícula

Mensagem por Matheus Fillipe Sex 21 Mar 2014, 11:49

Muito simples, não se preocupe. A partícula passa pelo ponto A depois de percorrer uma distância l. A velocidade vertical é sempre a mesma(v), e o tempo gasto para a partícula percorrer até o ponto A, uma distância l na horizontal é de: l/v.
Esse é o tempo que ela tem para subir uma distância d/2, chegando ao ponto A. A força produzida por um campo elétrico E vale:

F=m*a=E*e

onde e é a carga do elétron. A aceleração a tem de ser tal que:

at^2/2=d/2 ==>at^2=d

Mas sabemos o t e o a (a=E e/m)

E e l^2/mv^2=d ==>E = mdv²/el²
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico - Lançamento de partícula Empty Re: Campo elétrico - Lançamento de partícula

Mensagem por dot Sex 21 Mar 2014, 12:27

Pelo o que eu entendi, você anulou a velocidade inicial na função horária do espaço no MUV por ela ser constante, obtendo a distância percorrida pela partícula como d/2=at^2/2, estou certo?
Talvez o meu erro tenha sido aí, pois eu substituí a velocidade inicial e encontrei d/2=vt + at^2/2.

Valeu, Matheus!
dot
dot
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/03/2014
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico - Lançamento de partícula Empty Re: Campo elétrico - Lançamento de partícula

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos