PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velocidade média e velocidade escalar média

2 participantes

Ir para baixo

Velocidade média e velocidade escalar média Empty Velocidade média e velocidade escalar média

Mensagem por brasileiro1 Qui 06 Mar 2014, 15:19

Velocidade média é diferente de velocidade escalar média? É que usamos erroneamente a formula (Delta S)/(Delta T) em exercicios de velocidade média, só que na verdade tem uma diferenca entre velocidade média e velocidade escalar média, neste vídeo de 6:51  minutos mostra a diferenca: https://www.youtube.com/watch?v=3oRfeMMsRmI


Por que só usamos a (Delta S)/(Delta T) quando na vdd deveriamos usar apenas d/t ??? E pq usando (delta s)/(delta t) dar certo?

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade média e velocidade escalar média Empty Re: Velocidade média e velocidade escalar média

Mensagem por Euclides Qui 06 Mar 2014, 15:46

Eu assisti o vídeo e o achei muito bom e muito claro. Acho que você deveria vê-lo novamente com atenção. Penso que nada há que acrescentar à boa explicação do vídeo.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade média e velocidade escalar média Empty Re: Velocidade média e velocidade escalar média

Mensagem por brasileiro1 Qui 06 Mar 2014, 19:25

Eu entendi o vídeo mestre eu tenho um livro chamado tópicos de física e lá só fala velocidade escalar média, e não fala sobre velocidade média, eu posso pensar no uso da velocidade apenas quando tiver que calcular a velocidade média quando tem parada? por exemplo o homem andou tantos metros daí dps descansou e voltou a andar, nesse caso usar velocidade escalar média não faz sentido usar né? Eu to perguntando pq eu smp vejo o uso apenas da velocidade escalar média

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade média e velocidade escalar média Empty Re: Velocidade média e velocidade escalar média

Mensagem por Euclides Qui 06 Mar 2014, 19:38

Eu também acho que os livros (e professores) ajudam nessa confusão.

A diferença toda reside no fato de que velocidade é um vetor, mas como na cinemática trabalha-se muito com trajetórias retilíneas, o foco fica no módulo do vetor, que é o escalar associado a ele.

velocidade média é o vetor deslocamento dividido pelo tempo.

velocidade escalar média é a distância efetivamente percorrida dividida pelo tempo.

A pergunta deve estar bem definida:

- Qual a velocidade média?
- Qual a velocidade escalar média?

apesar de tudo em muitos exercícios e material didático o autor trata tudo como se fosse a mesma coisa. A explicação conceitual do vídeo é a correta e deve servir de referência.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade média e velocidade escalar média Empty Re: Velocidade média e velocidade escalar média

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos