UNESP 2ª fase
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UNESP 2ª fase
Eu cheguei na resposta, mas não entendi uma coisa. O Exercicio é :
Quantos são os números naturais que podem ser decompostos em um produto de quatro fatores primos, positivos e distintos,
considerando que os quatro sejam menores que 30?
Como existem 10 numeros primos entre 0 e 30 e a odrdem dos fatores não altera o produto basta fazer uma combinação 10x4 e chegar em 210.
O que não entendi foi por que quando fazemos combinações os elementos são sempre distitos? Ou seja, por que neste caso não entram nas combinações coisas como 2x2x2x2 ou 3x3x3x3 ?
Não sei se consegui explicar bem minha dúvida mas é isso, se alguém puder me ajudar...
Grato desde já, Yuri.
Como existem 10 numeros primos entre 0 e 30 e a odrdem dos fatores não altera o produto basta fazer uma combinação 10x4 e chegar em 210.
O que não entendi foi por que quando fazemos combinações os elementos são sempre distitos? Ou seja, por que neste caso não entram nas combinações coisas como 2x2x2x2 ou 3x3x3x3 ?
Não sei se consegui explicar bem minha dúvida mas é isso, se alguém puder me ajudar...
Grato desde já, Yuri.
yuricastilho- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 29
Localização : Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil
Re: UNESP 2ª fase
Acontece que em combinações a ordem não importa. Portanto, visto desta forma, A e B é a mesma coisa que B e A; o que são consideradas repetições. Assim, divide-se para eliminar tal repetição.
Agora raciocina, combinar A com A não é uma combinação de fato. Por isso precisa de elementos distintos.
Agora raciocina, combinar A com A não é uma combinação de fato. Por isso precisa de elementos distintos.
maico33LP- Matador
- Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 28
Localização : Campinas
Re: UNESP 2ª fase
Veja:
Primos menores que 30:
2,3,5,7,11,13,17,19,23,29 --> 10 números
Queremos 4 distintos entre os 10:
C10,4 = (10 * 9 * 8 * 7 * 6!)/(6!4!)
C10.4 = (10 * 9 * 8 * 7)/24
C10.4 = (10 * 3 * 7)
C10,4 = 210
Veja que por dividirmos a quantidade total por (6!4!), eliminamos as repetições.
De forma geral, se queremos combinar n elementos tomados k a k, temos:
n!/[(n-k)!k!]
Att.,
Pedro
Primos menores que 30:
2,3,5,7,11,13,17,19,23,29 --> 10 números
Queremos 4 distintos entre os 10:
C10,4 = (10 * 9 * 8 * 7 * 6!)/(6!4!)
C10.4 = (10 * 9 * 8 * 7)/24
C10.4 = (10 * 3 * 7)
C10,4 = 210
Veja que por dividirmos a quantidade total por (6!4!), eliminamos as repetições.
De forma geral, se queremos combinar n elementos tomados k a k, temos:
n!/[(n-k)!k!]
Att.,
Pedro
PedroCunha- Monitor
- Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 28
Localização : Viçosa, MG, Brasil
Re: UNESP 2ª fase
Obrigado maico33LP e Pedro Cunha. Então, eu sei que nas combinações a ordem não é importante e por isso divide. O que perguntei é outra coisa, vou tentar reformular minha pergunta:
Por que numa combinação de dois elementos (A e B), A com A ou B com B não são considerados combinações? Por que precisa de elementos distintos?
Por que numa combinação de dois elementos (A e B), A com A ou B com B não são considerados combinações? Por que precisa de elementos distintos?
yuricastilho- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 29
Localização : Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil
Re: UNESP 2ª fase
Pense: Você vai a uma lanchonete e pede um suco de laranja com laranja? Por que isso é a mesma coisa que um suco de laranja. Portanto, na combinação se há dois elementos iguais não é de fato uma combinação. Agora se colocares um suco de laranja com morango, isso sim é uma combinação.
maico33LP- Matador
- Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 28
Localização : Campinas
Re: UNESP 2ª fase
Obrigado maico33LP, com o exemplo do suco ficou mais claro e deu pra entender.
yuricastilho- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 29
Localização : Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil
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