PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

3 participantes

Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por Convidado Ter 28 Ago 2012, 23:44

Saudações a todos!

Estive pensando... atualmente está bem difícil estudar matemática (como qualquer outra ciência) com as tosquices publicadas e distribuídas chamadas de materiais didáticos... fiquei imaginando como seria os velhos livros contendo as descobertas e teoremas, escritos propriamente por Gauss, D'Alembert, Newton e muitos outros... na biblioteca da minha cidade, o que mais tem é telecurso, pqp!!! kkkkkkkk

enfim, alguém aqui já leu alguma publicação clássica original?

Obg,

José

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Re: Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por Euclides Qua 29 Ago 2012, 00:35

Os autores de material didático resolveram acreditar que todos os estudantes são incrivelmente burros e produzem materiais de um nível quase ridículo.

Por outro lado, os escritos muito antigos são difíceis de ler sem uma boa versão e adaptação.

Veja abaixo um fac-simile de um trecho do "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica" de Isaac Newton, publicado em 5 de julho de 1686, em latim.

"A lei de rotação de um corpo na circunferência de um círculo requer uma força centrípeta dirigida para um determinado ponto da circunferência"

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Re: Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por velloso Qua 29 Ago 2012, 01:29

Será que o ensino do latim e do grego não são úteis mais? Até metade do século passado o latim era ensinado nas escolas bem como o francês, que era uma língua estrangeira requisitada. Acho que quem tem mais de 70 anos deve ter vivenciado isso, meu pai mesmo vivenciou.


Pra quem lida com ciência essas línguas são deveras úteis, principalmente em ciências biológicas e afins. O tanto de palavras derivadas do latim e do grego é absurdo.




velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Re: Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por Rafael Ibatexano Qua 29 Ago 2012, 01:52

Velloso,
creio que o Latim foi umas das línguas mais faladas na Antiguidade.Mas com as quebras dos impérios e a difusão cultural entre povos no continente europeu ,acabou por criar novos dialetos ou idiomas.Bom ,sei que o latim entrou em desuso,mas por uma questão de tradição foi ministrada nas escolas até décadas atrás.Agora temos o inglês como principal idioma ,depois da língua nativa do individuo.Creio que seja o inglês mais por questões comerciais do que por quantidade de pessoas.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Re: Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por velloso Qua 29 Ago 2012, 02:09

Entendo, caro iba [olha a intimidade Laughing ]. O fato é que muitos livros científicos foram escritos quando o latim já tinha deixado de ser corrente a exemplo do Principia Mathematica. O latim, assim como o grego, são muito importantes para entender a gênese e o significado de noventa e nove por cento nossas palavras, até por uma questão de referência mesmo; não é indispensável, mas é extremamente útil. Tanto o é, que até hoje no curso de letras, o latim é matéria obrigatória, e o pessoal do direito parece que também vê alguma coisa de latim

À época em que o latim ainda era ensinado, como havia dito, o francês era a segunda língua estudada nas escolas do Brasil. Hoje, nós só temos o inglês e as outras preferências, como o espanhol, por exemplo que é de grande utilidade por conta da localização do nosso país. Somo a única nação que fala português na américa do sul; todas as outras falam espanhol.
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Re: Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por Convidado Sáb 01 Set 2012, 06:06

Pra vocês verem que ironia!
As pessoas vivem dizendo que o conhecimento vale isso e vale aquilo... que o seu valor é insuperável... mas na primeira oportunidade venderiam o próprio cerebro em troca de dinheiro... Querem prova maior disto do que o fato das pessoas trocarem a lingua francesa pela inglesa? Ademais, o francês é de origem latina, combinado com o português, exercita muito bem o raciocínio lógico-verbal.

Na prática, por culpa da ideologia da elite globalista e do consentimento do povo com o modo deles governar, hoje o ensino público se tornou uma perca de tempo, pq eles não dão nem a principal base, que é a da língua. Se vc não domina um idioma, não consegue nem explicar porque 2+2=4 (vide os ilustríssimos escritores atuais de livros didáticos). Um exemplo bobo: a diferença numa PA é chamada de razão (isso é coisa de quem raciocina por palavras e não por significados).

Eu noto os doutores da nossa lingua discutindo sobre acentos, sobre traços, pontos... mas eu nunca vi uma discussão séria sobre as coisas sem sentido da nossa lingua, ex: um construtor é chamado de PEDREIRO (homenagem aos flinstitons!!!kkkk), o dirigente dum ônibus chama-se motorista... tsc, tsc, tsc... ora, então o piloto de avisão deveria chamar-se turbinista!!! né??? kkkkkkkkkk

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Re: Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por Convidado Sáb 01 Set 2012, 06:10

Tirei dum vídeo que assisti do IMPA, leiam!!! kkkk

Morgado (falecido profº do IMPA) diz:

"... e isso daí gera um teorema conhecido algumas vezes com o nome de
Teorema de D'Alembert... aahh, como são os tempos... eu me lembro de
quando eu era aluno, o professor falava "Teorema de D'Alembert", então
na minha sala se focavam as perguntas: "D'Alembert? Esse é aquele cara
da revolução francesa? É um enciclopedista?"

Hoje a gente vai pra sala de aula e fala "Teorema de D'Alembert", aí as perguntas se focam como antigamente: "COMO É QUE SE ESCREVE???"

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Re: Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por Rafael Ibatexano Dom 02 Set 2012, 02:13

Olá velloso,
concordo contigo!
Gostei do iba soa como ibra(ibrahimovic),pena que não jogo como tal.Mas faço meus golzinhos nas peladas de final de semana cheers
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Re: Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por velloso Dom 02 Set 2012, 05:27

kkkkkkk

Relaxa, se fosse pelo sobrenome eu teria feito o maior sucesso como goleiro! Very Happy
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos Empty Re: Publicações e Literaturas dos Grandes Matemáticos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos