Dúvida sobre esse tipo de equação
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Dúvida sobre esse tipo de equação
Olá, quando encontro, por um exemplo, uma equação tal como 2*senx*cosx = 0, sem ,é claro, transformar em sen(2x),posso dividí-la em dois procedimentos, tal como passar uma das incógnitas para o outro lado para anulá-la?? Quer dizer, percebi que em algumas equações não posso anular a incógnita, mas na verdade, não sei se posso... É isso, muito obrigado a quem puder me ajudar.
williamrota- Recebeu o sabre de luz
Re: Dúvida sobre esse tipo de equação
William,
Sua dúvida é muito comum.
Perceba que para qualquer tipo de equação, so podemos "anular a incognita", se esta não for zero.
No caso, da sua equação, suponha que a solução lá seja x = ∏/2 , Pode dividir aquela equação por cosx ?
Veja o absurdo :
2.senx.cosx = 0
Dividindo tudo por cosx
2.senx = 0
mas x = ∏/2
2.sen(∏/2) = 0
2.1 = 0
2 = 0 Absurdo,Dois não é igual a zero.
Seja uma equação trigonométrica ou um polinômio, só podemos sumir com as incognitas quando as mesmas são diferente de zero.
Na matematica, você não pode dividir nada por zero, pois acaba chegando a esses absurdos.
Sua dúvida é muito comum.
Perceba que para qualquer tipo de equação, so podemos "anular a incognita", se esta não for zero.
No caso, da sua equação, suponha que a solução lá seja x = ∏/2 , Pode dividir aquela equação por cosx ?
Veja o absurdo :
2.senx.cosx = 0
Dividindo tudo por cosx
2.senx = 0
mas x = ∏/2
2.sen(∏/2) = 0
2.1 = 0
2 = 0 Absurdo,Dois não é igual a zero.
Seja uma equação trigonométrica ou um polinômio, só podemos sumir com as incognitas quando as mesmas são diferente de zero.
Na matematica, você não pode dividir nada por zero, pois acaba chegando a esses absurdos.