PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

associação de leds

3 participantes

Ir para baixo

associação de leds  Empty associação de leds

Mensagem por methoB Dom 01 Abr 2012, 14:51

Duvida

quando eu tenho uma fonte de aproximadamente 5V e duas leds em paralelo de 1,8V com uma resistência de aproximadamente(acho) 320 ohms , como eu calculo a corrente ?
methoB
methoB
Jedi
Jedi

Mensagens : 463
Data de inscrição : 27/07/2011
Idade : 35
Localização : sobral

Ir para o topo Ir para baixo

associação de leds  Empty Re: associação de leds

Mensagem por Euclides Dom 01 Abr 2012, 15:57

Dois leds de 1,8V ligados em paralelo a uma fonte de 5V vão queimar.

associação de leds  Trak

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

associação de leds  Empty Re: associação de leds

Mensagem por methoB Dom 01 Abr 2012, 16:01

Euclides , por que irão queimar ?

não entendi.


Obrigado.

Outra dúvida , e se eu ligasse em série , elas vão queimar ?

eu tenho 4 aqui,mas quero usar duas , por que as outra duas vou usar para outra coisa.
methoB
methoB
Jedi
Jedi

Mensagens : 463
Data de inscrição : 27/07/2011
Idade : 35
Localização : sobral

Ir para o topo Ir para baixo

associação de leds  Empty Re: associação de leds

Mensagem por Euclides Dom 01 Abr 2012, 16:27

Se eles tem tensão de funcionamento de 1,8V, não podem ser ligados a 5V. Nessa fonte você pode ligar 3 deles em série.

Lembre-se a ligação em paralelo fornece a mesma tensão para todos, a ligação em série divide a tensão entre todos.

5÷1,8=2,77... ⇒ para que nenhum fique submetido a mais de 1,8V

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

associação de leds  Empty Re: associação de leds

Mensagem por Medeiros Dom 01 Abr 2012, 18:09

methoB,

associação de leds  Ledsi
ERRATA: o esquema acima tem erro. Nele, deve-se inverter a posição dos leds para que fiquem corretamente polarizados.

não nos preocupamos com a resitência interna dos leds; neles o que conta é a tensão de barreira, que você já disse ser de 1,8V.
Devemos colocar no circuito, em série com o arranjo de leds, um resistor, para definir a corrente necessária e suportada ao funcionamento dos leds.
Normalmente, um bom valor para essa corrente é de 20mA. No manual do fabricante encontramos seus valores limites. Quanto mais corrente atravessar o led mais intenso será seu brilho e menor sua duração; inversamente, o inverso (por óbvio!).
Com dois leds em paralelo, a tensão sobre esse arranjo continuará sendo de 1,8V mas, como cada um consome 20mA, o arranjo consumirá i = 40mA.

cálculo do resistor série (R)
A tensão suportada pelo resitor será: UR = 5V - 1,8V = 3,2V.
R deverá limitar a corrente a 40mA. Então, pela lei de Ohm, seu valor deverá ser: R = 3,2V/40mA = 80Ω.
Este valor (80Ω) não é comercial. O valor mais próximo, e que deveremos escolher, se não me engano é 82Ω.
Porém, a passagem dessa corrente por R provocará, nele, dissipação de calor. Ele dissipará: PR = Ri2 = 80*(40ma)2 = 0,128W = 128mW
A capacidade do resistor em dissipar potência tem a ver com o seu tamanho; quanto maior um, maior o outro.
Portanto, deveremos ter um resistor de 80Ω e, pelo menos, 128mW (aprox. 1/8 W). Porém, se escolhermos um resistor de 1/8 W, ele trabalhará quente e durará menos, e a confiabilidade do circuito será menor. O ideal é trabalhar com folga e o resistor não esquentar.
Logo, devemos escolher um resistor de 0,25W ou de 0,5W.
Portanto, uma boa especificação é: R = 82Ω, 5%, 0,25W.

obs.
1) indiquei resistor com tolerância de 5% (para este circuito poderia ser de 10%) porque nessa categoria, normalmente, os resistores são de filme metálico. E qual é a vantagem de usar um resistor de filme metálico? É o modo de falha: resistores de filme metálico, quando "queimam" NÃO entram em curto, eles abrem; e isso automaticamente interrompe o circuito e o protege, evitando jogar tensão muito elevada sobre os diodos led. Portanto, em caso de falha, os diodos estão protegidos.
2) se um dos leds falhar e "abrir", não há problemas para o circuito porque o remanescente continuará mantendo, sobre ele, uma queda de tensão de 1,8V no circuito. Porém, ficará exposto, agora, a 40mA de corrente e irá brilhar bem mais intensamente (também "viverá" menos); mas esse ainda é um valor tolerável de corrente para o led.

Abs.


Última edição por Medeiros em Dom 01 Abr 2012, 23:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acréscimo de errata ao desenho.)
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10505
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

associação de leds  Empty Re: associação de leds

Mensagem por methoB Dom 01 Abr 2012, 21:10

nossa Muito Obrigado

Não sabia disso , estava pensando em considerar a resistência das pilhas, mas acabei não contando , por que no meu circuito tem um resistor muito "resistente" apesar de que meu professor disse que esse era ideal o.ó

estava com muito medo de queimar a led , mas não sabia que não queimava ,muito bom saber que não queimar .

Eu não tenho esse resistor de 80 Ohms , mas tipo , hmm , se eu ligar todas as quatro em serie , não irá dá certo?as outras duas , são de um amigo meu que não vai fazer esse experimento , aí não vou poder usá-las na hora de mostrar

mas tipo , outro problema é por que na tomada a corrente vem alternada né ?

na hora eu vou poder consultar um amperimetro e um voltimetro , mas meu experimento se resume a só calcular a corrente do circuito lá na hora , com duas leds

Obrigado
methoB
methoB
Jedi
Jedi

Mensagens : 463
Data de inscrição : 27/07/2011
Idade : 35
Localização : sobral

Ir para o topo Ir para baixo

associação de leds  Empty Re: associação de leds

Mensagem por Medeiros Seg 02 Abr 2012, 01:01

epa epa opa!!!!

Antes de mais nada, desculpe pela minha falha no desenho da resposta anterior. Do jeito que está não funciona porque os leds estão inversamente polarizados. Já acrescentei uma ERRATA (em vermelho) que deverá ser seguida.

Agora, quanto ao seu último post.
estava com muito medo de queimar a led , mas não sabia que não queimava ,muito bom saber que não queimar .
Queima sim. É só exagerarmos na corrente direta IF ou na tensão reversa que eles queimam bonito. O que eu induzi é que, nas condições daquele esquema, estaremos sempre dentro das margens de tolerância do componente; e por isso não há perigo.

Eu não tenho esse resistor de 80 Ohms ,
1) Na verdade você nunca vai ter esse resitor de 80ohms porque ele não existe. O mais perto que você pode chegar é ao valor comercial 82ohm. Veja figura com os valores normatizados (fonte: Wikipedia).
associação de leds  Resistorescomerciais

Você também pode usar dois resistores e colocar um para cada led, em série com o led; e cada arranjo desses em paralelo com a fonte. Nesse caso, deverá refazer o cálculo do resistor: chegará em 160ohms e 64mW para cada um. Esse valor 160ohms existe na série E-24 (5%) e a potência usaremos de 0,125W (1/8) para cima (hoje em dia, mesmo os resistores de 0,3W são pequenos).
se eu ligar todas as quatro em serie , não irá dá certo?
Por "todas as quatro em série" você quis dizer 4 leds? Pode ser que sim, pode ser que não, é caso de experimentar. Ficaria 5V/4 = 1,25V para cada led e não sei se isso já seria suficiente para o led acender. Mas, e a corrente? Precisamos colocar um resistor para definir (forçar) uma corrente no circuito. De quanto vai ser a queda de tensão sobre o resistor?
mas tipo , outro problema é por que na tomada a corrente vem alternada né ?
Afinal, qual é a fonte que você vai usar? A corrente fornecida pela rede elétrica pública é alternada (em 110V, 127V ou 220V, em regime residencial, dependendo da sua região) mas isso não impede de usarmos essa tensão como fonte; só que o circuito será outro.

Me diga qual a fonte que você irá usar e quantos leds você quer usar que eu lhe faço um esquema adequado.

Comentários sobre leds

1) Tensão inversa. Teoricamente os diodos emissores de luz se comportam como diodos de sillício, porém na prática isto não ocorrre; sua construção e seu tratamento superficial não permitem que se trabalhe o regime de avalanche, portanto para teste de tensão inversa deve-se impor uma tensão limite, de aproximadamente 5V.

2) Mecânica. Para se dobrar os terminais, deve-se manter uma distância mínima de 1,5mm do encapsulamento e efetuar a dobra através dos terminais, evitando-se com isto tensões mecânicas sobre o encapsulamento.

3) Obtenção da cores. As cores emitidas são determinadas através do tipo de cristal e de sua dopagem:
- GaAs ou GaAlAs --> infravermelhos
- GaAsP (depende da concentração de fósforo) --> vermelho até amarelo
- GaP dopado com zinco e oxigêncio --> vermelho
- GaP dopado com nitrogênio --> verde e amarelo

4) Corrente direta (IF). Os fabricantes especificam a tensão direta máxima (Umáx, em V) e a intensidade luminosa dos seus leds para uma corrente direta IF=20mA. Por isso eu disse que poderíamos adotar como um bom valor a corrente de 20mA.
Não obstante, esses mesmos fabricantes garantem, para estes leds, uma corrente direta máxima de 60mA ou de 100mA (dependendo do tipo do led). Por isso disse, anteriormente, que 40mA ainda era tolerável.

5) Tensão direta máxima. É a máxima tensão da barreira de potencial do led; aquela tensão que o led apresenta em seus terminais quando aceso. Consultando um catálogo de optoeletrônica, vemos que o fabricante define a tensão direta máxima para uma corrente IF=20mA e que esta tensão é de ou ≤2,0V ou ≤3,0V, dependendo do modelo do led. Por isso aceitei numa boa quando você disse que seu led era de 1,8V.

Abs.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10505
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

associação de leds  Empty Re: associação de leds

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos