PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meiose e Numeros de gametas diferentes

2 participantes

Ir para baixo

Meiose e Numeros de gametas diferentes Empty Meiose e Numeros de gametas diferentes

Mensagem por David Harmor Hoje à(s) 18:20

A variabilidade genética atua em alguns processos evolutivos e eventos de permutações e reprodução sexuada aumentam a variabilidade genética de um indivíduo. Na reprodução humana, os tipos diferentes de gametas são produzidos na meiose. Considerando os eventos meiose e fecundação cruzada, em condições normais, calcule qual o número de gametas diferentes produzidos por esse indivíduo diploide 2n (considere, de forma hipotética, que ao invés de 23 pares, os indivíduos possuam 8 pares de cromossomos (n = Cool). Calcule também, o número aproximado de encontros possíveis entre esses gametas na fecundação (possíveis zigotos)
Não tenho gabarito: Duvida, eu achei que precisa saber o numero de alelos em heterozigose para então usar 2^n.(onde n seria o numero de heterozigotos), mas ele não deu. Como fazer essa questão
Não tenho gabarito.
David Harmor
David Harmor
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 19/03/2024
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose e Numeros de gametas diferentes Empty Re: Meiose e Numeros de gametas diferentes

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 18:52

David Harmor escreveu:A variabilidade genética atua em alguns processos evolutivos e eventos de permutações e reprodução sexuada aumentam a variabilidade genética de um indivíduo. Na reprodução humana, os tipos diferentes de gametas são produzidos na meiose. Considerando os eventos meiose e fecundação cruzada, em condições normais, calcule qual o número de gametas diferentes produzidos por esse indivíduo diploide 2n (considere, de forma hipotética, que ao invés de 23 pares, os indivíduos possuam 8 pares de cromossomos (n = Cool). Calcule também, o número aproximado de encontros possíveis entre esses gametas na fecundação (possíveis zigotos)
Não tenho gabarito: Duvida, eu achei que precisa saber o numero de alelos em heterozigose para então usar 2^n.(onde n seria o numero de heterozigotos), mas ele não deu. Como fazer essa questão
Não tenho gabarito.
Produção de gametas → Meiose.
Duplicação do material genético → duas células diploides → quatro células haploides (cada uma gera um gameta).

Ele possui 2.8 = 16 cromossomos.
16 → após a duplicação → 32 → duas células diploides → 16/16 → quatro células haploides → 8/8/8/8 → 4 gametas.

Tanto o homem quanto a mulher geram 4 células haploides (espermatozoide/ovócito II).
Total de possibilidades para o homem → 4
Total de possibilidades para a mulher → 4

Total de combinações possíveis → 4 . 4 = 16 casos
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos