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Desafio | Calorimetria

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Mensagem por matheus_feb Ontem à(s) 20:54

1) Em uma estação ferroviária mal dimensionada, os trilhos foram confeccionados sem um sistema de regulação da dilatação dos trilhos. Por isso, visando impedir possíveis acidentes decorrentes da dilatação excessiva do material, o trem e seus compartimentos que atravessam o trecho podem realizar apenas n trajetos por dia. Considere que, tanto para o lado esquerdo quanto para o direito, há um espaçamento de 10cm, e o trilho está permitido a dilatar, no máximo, 80% desse espaçamento para os lados. Sabe-se também que, cada vez que a locomotiva atravessa um trecho do trilho, este absorve cerca de 5% da energia cinética da composição. O trem percorre uma velocidade média de 180km/h durante todo o trajeto. A tabela a seguir apresenta outras características da composição:

Desafio | Calorimetria Lll11

Despreze perdas dissipativas e admita que há trocas de calor entre o trilho e a composição, apenas.

Considerando a largura do trilho igual a 20cm, um de seus trechos com massa igual a 30t e seu coeficiente de dilatação volumétrico igual a 6. 10-2 e que o calor específico sensível médio da composição é igual a 0,5cal/goC, a quantidade de vezes que a locomotiva pode fazer o trajeto por dia é:

Dados: considere 1 cal = 4,2J

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
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