PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Igualdade entre pH e pka

2 participantes

Ir para baixo

Igualdade entre pH e pka Empty Igualdade entre pH e pka

Mensagem por Matheusao0913 Ter 12 Nov 2024, 10:15

Determine a massa de NaOH que deve ser adicionada a 60mL de solução de H3PO4 0,1mol/L, a fim de que o pH final da solução seja 6,8. Admita que a adição da base à solução inicial não provoque alteração significativa de volume.
Dados: Constantes de ionização de H3PO4: ka1 = 2.10^-3 (pka1 = 2,7);  ka2 = 8.10^-8 (pka2 = 7,1); ka3 = 8.10^-13 (pka3 = 12,1).
Gabarito: 0,32g

Eu não entendi uma coisa: na resolução, a questão considera que a ionização vai até o segundo hidrogênio ionizável, por conta da proximidade entre os valores do pH pedido e do pka2. Mas eu não entendi o porquê disso. Alguém poderia me explicar?

Matheusao0913
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Igualdade entre pH e pka Empty Re: Igualdade entre pH e pka

Mensagem por matheus_feb Ter 12 Nov 2024, 17:48

Matheusao0913 escreveu:Determine a massa de NaOH que deve ser adicionada a 60mL de solução de H3PO4 0,1mol/L, a fim de que o pH final da solução seja 6,8. Admita que a adição da base à solução inicial não provoque alteração significativa de volume.
Dados: Constantes de ionização de H3PO4: ka1 = 2.10^-3 (pka1 = 2,7);  ka2 = 8.10^-8 (pka2 = 7,1); ka3 = 8.10^-13 (pka3 = 12,1).
Gabarito: 0,32g

Eu não entendi uma coisa: na resolução, a questão considera que a ionização vai até o segundo hidrogênio ionizável, por conta da proximidade entre os valores do pH pedido e do pka2. Mas eu não entendi o porquê disso. Alguém poderia me explicar?
Na terceira ionização, a quantidade de partículas liberadas, no caso íons H+, é ínfima. É tão pequena que praticamente consideramos como desprezível. Por isso ignora-se o valor para pKa3. Como pKa2 já é muito próximo do valor de pH, fica mais fácil de efetuar os cálculos.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Matheusao0913 Ontem à(s) 07:22

Existe alguma explicação mais detalhada? Ainda não entendi o porquê disso. 
Na resolução, afirma-se que há a formação de um tampão entre os dois íons da segunda dissociação. Isso tem algo a ver?

Matheusao0913
Iniciante

Mensagem por matheus_feb Ontem à(s) 07:52

Matheusao0913 escreveu:Existe alguma explicação mais detalhada? Ainda não entendi o porquê disso. 
Na resolução, afirma-se que há a formação de um tampão entre os dois íons da segunda dissociação. Isso tem algo a ver?
Tem tudo haver.
Na primeira e segunda ionização do ácido fosfórico, forma-se uma solução de fosfato de sódio - que atua como tampão. Para que o tampão seja sintetizado, precisa-se de uma interação entre íons hidroxila e hidrogênio. Da mesma forma que eu disse acima, como na terceira ionização a quantidade de íons dissociados é mínima, ainda tem a formação de pequenas quantidades de tampão, mas como este valor é ínfimo, a gente acaba desprezando.

A questão é que os valores obtidos na terceira ionização podem ser usados no cálculo, mas você vai continuar obtendobum valor muito próximo caso fosse até a segunda ionização. Ácidos que possuem vários hidrogênios ionizáveis tendem a dissociar muito pouco conforme mais próximo da dissociação dos últimos íons.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo