Triângulo e Circunferência
5 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Triângulo e Circunferência
Relembrando a primeira mensagem :
Sendo BC = DE, qual o raio da circunferência.
Achei esta aqui em um canal do YouTube que eu acompanho. Próximo fim de semana eu posto a resolução se ninguém propor nada.
Última edição por Giovana Martins em Qua 13 Nov 2024, 22:09, editado 1 vez(es)
Geometriacomwhey- Iniciante
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: Triângulo e Circunferência
Top, Geometriacomwhey!
Segue a resolução que eu tenho aqui. Não é minha. É do autor do vídeo.
Pelo teorema das retas tangente à circunferência, DE = CD. Pelo enunciado, DE = BC, logo, DE = BC = CD. A partir desta conclusão, façamos a construção do ΔCDF, que é congruente ao ΔABC.
Nota: figura fora de escala.
Pelo teorema das retas tangente à circunferência, DE = CD. Pelo enunciado, DE = BC, logo, DE = BC = CD. A partir desta conclusão, façamos a construção do ΔCDF, que é congruente ao ΔABC.
Nota: figura fora de escala.
Por Pitágoras no ΔAFC:
\[\mathrm{AF=\sqrt{(AC)^2+(CF)^2}\to AF=\sqrt{(3)^2+(3)^2}\ \therefore\ AF=3\sqrt{2}}\]
Por Heron no ΔADF:
\[\mathrm{p=\frac{3\sqrt{2}+5+7}{2}\ \therefore\ p=\frac{3\sqrt{2}+12}{2}}\]
\[\mathrm{[ADF]=\sqrt{p(p-AD)(p-AF)(p-FD)}}\]
\[\mathrm{[ADF]=\sqrt{\left ( \frac{3\sqrt{2}+12}{2} \right )\times \left ( \frac{12-3\sqrt{2}}{2} \right )\times \left ( \frac{3\sqrt{2}+2}{2} \right )\times \left ( \frac{3\sqrt{2}-2}{2} \right ) }}\]
\[\mathrm{\therefore\ [ADF]=\frac{21}{2}}\]
Da geometria do ΔADG:
\[\mathrm{DG=7sin(\theta)}\]
A área do ΔADF é dada por:
\[\mathrm{[ADF]=\frac{1}{2}\times 3\sqrt{2}\times 7\times sin(\theta)=\frac{21}{2}\ \therefore\ \theta =45^\circ{}}\]
Deste modo, o ΔACD é retângulo em A, já que o ΔACF é isósceles e retângulo em C. Por Pitágoras neste triângulo:
\[\mathrm{CD=\sqrt{(7)^2+(3)^2}\ \therefore\ CD=\sqrt{58}}\]
Como DE = BC = CD, portanto, o raio da circunferência é dado por:
\[\mathrm{r=\frac{CD}{2}\ \therefore\ \boxed{\mathrm{r=\frac{\sqrt{58}}{2}}}}\]
Muito obrigada aos que tentaram.
Bela solução, Giovana! Poderia enviar o vídeo original da questão? GratoGiovana Martins escreveu:Top, Geometriacomwhey!
Nota: figura fora de escala.Por Pitágoras no ΔAFC:\[\mathrm{AF=\sqrt{(AC)^2+(CF)^2}\to AF=\sqrt{(3)^2+(3)^2}\ \therefore\ AF=3\sqrt{2}}\]Por Heron no ΔADF:\[\mathrm{p=\frac{3\sqrt{2}+5+7}{2}\ \therefore\ p=\frac{3\sqrt{2}+12}{2}}\]\[\mathrm{[ADF]=\sqrt{p(p-AD)(p-AF)(p-FD)}}\]\[\mathrm{[ADF]=\sqrt{\left ( \frac{3\sqrt{2}+12}{2} \right )\times \left ( \frac{12-3\sqrt{2}}{2} \right )\times \left ( \frac{3\sqrt{2}+2}{2} \right )\times \left ( \frac{3\sqrt{2}-2}{2} \right ) }}\]\[\mathrm{\therefore\ [ADF]=\frac{21}{2}}\]Da geometria do ΔADG:\[\mathrm{DG=7sin(\theta)}\]A área do ΔADF é dada por:\[\mathrm{[ADF]=\frac{1}{2}\times 3\sqrt{2}\times 7\times sin(\theta)=\frac{21}{2}\ \therefore\ \theta =45^\circ{}}\]Deste modo, o ΔACD é retângulo em A, já que o ΔACF é isósceles e retângulo em C. Por Pitágoras neste triângulo:\[\mathrm{CD=\sqrt{(7)^2+(3)^2}\ \therefore\ CD=\sqrt{58}}\]Como DE = BC = CD, portanto, o raio da circunferência é dado por:\[\mathrm{r=\frac{CD}{2}\ \therefore\ \boxed{\mathrm{r=\frac{\sqrt{58}}{2}}}}\]Muito obrigada aos que tentaram.
r4f4- Padawan
Bom dia, Rafa. Espero que esteja bem.
Mando sim. Peço só um pouquinho de paciência, porque agora não consigo mandar.
À tarde eu envio aqui.
r4f4 gosta desta mensagem
Página 2 de 2 • 1, 2
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos