CEFET Círculos
2 participantes
Página 1 de 1
CEFET Círculos
Num cartão de Natal, havia a figura de uma árvore como mostra o desenho. Sendo todos os círculos congruentes, calcule o raio R. (Considere √3 = 1,7 ).
a) 1 cm
b) 2 cm
c) 3 cm
d) 4 cm
a) 1 cm
b) 2 cm
c) 3 cm
d) 4 cm
- Gabarito B:
Sam+uel- Recebeu o sabre de luz
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: CEFET Círculos
Observe o triângulo equilátero formado pelos 5 círculos mais periféricos. O lado deste triângulo é dado por 8r, sendo r o raio de cada círculo. A altura do triângulo equilátero é dada por:
\[\mathrm{h-2r=\frac{\ell \sqrt{3}}{2}=\frac{8\cdot r\cdot 1,7}{2}=17,6-2r\ \therefore\ r=2\ cm}\]
Se houver dúvidas, avise.
Sam+uel gosta desta mensagem
Ótimo, obrigado, o que me deixa mais embasbacado é que eu estava nesse mesmo caminho, mas errei a conta e pensei que estava errado kkkkkkkGiovana Martins escreveu:Observe o triângulo equilátero formado pelos 5 círculos mais periféricos. O lado deste triângulo é dado por 8r, sendo r o raio de cada círculo. A altura do triângulo equilátero é dada por:\[\mathrm{h-2r=\frac{\ell \sqrt{3}}{2}=\frac{8\cdot r\cdot 1,7}{2}=17,6-2r\ \therefore\ r=2\ cm}\]Se houver dúvidas, avise.
Sam+uel- Recebeu o sabre de luz
Sam+uel escreveu:Giovana Martins escreveu:Observe o triângulo equilátero formado pelos 5 círculos mais periféricos. O lado deste triângulo é dado por 8r, sendo r o raio de cada círculo. A altura do triângulo equilátero é dada por:\[\mathrm{h-2r=\frac{\ell \sqrt{3}}{2}=\frac{8\cdot r\cdot 1,7}{2}=17,6-2r\ \therefore\ r=2\ cm}\]Se houver dúvidas, avise.Ótimo, obrigado, o que me deixa mais embasbacado é que eu estava nesse mesmo caminho, mas errei a conta e pensei que estava errado kkkkkkk
Disponha! Se estava no caminho certo, isto, a meu ver, é o que importa. Sinal de que os estudos estão caminhando na direção do acerto das questões.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos