Operações Algébricas - Fatoração
2 participantes
PiR2 :: Questões Especiais :: Olimpíadas :: Matemática
Página 1 de 1
Operações Algébricas - Fatoração
Elementos da Matemática. Vol. 0
Capítulo 6. Operações Algébricas
Exercícios Propostos - Fatoração
60) (IMO-79) Os números reais não negativos [latex]x_{1} ,x_{2} ,x_{3} ,x_{4} ,x_{5}[latex] e [latex]a[latex] satisfazem as seguintes relações: [latex]\left\{\begin{matrix}1x_1+2x_2+3x_3+4x_4+5x_5=a \\ 1^3x_1+2^3x_2+3^3x_3+4^3x_4+5^3x_5=a^2 \\1^5x_1+2^5x_2+3^5x_3+4^5x_4+5^5x_5=a^3 \end{matrix}\right.[latex]. Quais são os possíveis valores de [latex]a[latex]?
Dica: Desenvolva a soma [latex]\sum_{k=1}^{n}k(a-k^2)^2x_k[latex].
Algum alienígena aqui do fórum consegue resolver essa questão? Eu não sei nem por onde começar. Existe essa resolução, que também não entendi nada : https://artofproblemsolving.com/wiki/index.php/1979_IMO_Problems/Problem_5
Capítulo 6. Operações Algébricas
Exercícios Propostos - Fatoração
60) (IMO-79) Os números reais não negativos [latex]x_{1} ,x_{2} ,x_{3} ,x_{4} ,x_{5}[latex] e [latex]a[latex] satisfazem as seguintes relações: [latex]\left\{\begin{matrix}1x_1+2x_2+3x_3+4x_4+5x_5=a \\ 1^3x_1+2^3x_2+3^3x_3+4^3x_4+5^3x_5=a^2 \\1^5x_1+2^5x_2+3^5x_3+4^5x_4+5^5x_5=a^3 \end{matrix}\right.[latex]. Quais são os possíveis valores de [latex]a[latex]?
Dica: Desenvolva a soma [latex]\sum_{k=1}^{n}k(a-k^2)^2x_k[latex].
- Gabarito:
- 0, 1, 4, 9, 16 ou 25
Algum alienígena aqui do fórum consegue resolver essa questão? Eu não sei nem por onde começar. Existe essa resolução, que também não entendi nada : https://artofproblemsolving.com/wiki/index.php/1979_IMO_Problems/Problem_5
Última edição por Luan, o Rocha em Sáb 28 Set 2024, 11:35, editado 1 vez(es)
Luan, o Rocha- Iniciante
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: Operações Algébricas - Fatoração
\[\mathrm{\sum_{k=1}^{n}\left [ k(a-k^{2})^{2}x_k \right ]=a^{2}\sum_{k=1}^{5}(kx_k)-2a\sum_{k=1}^{5}(k^{3}x_k)+\sum_{k=1}^{5}(k^{5}x_k)}\]
\[\mathrm{\sum_{k=1}^{n}\left [ k(a-k^{2})^{2}x_k \right ]=a^{2}\cdot a-2a\cdot a^{2}+a^{3}\ \therefore\ \sum_{k=1}^{n}\left [ k(a-k^{2})^{2}x_k \right ]=0}\]
Bom, como o somatório é nulo, vamos nos ater apenas ao fator a - k2. Impondo a - k2 = 0, obtemos os possíveis valores de a que anulam o fator. Veja:
Para k = {1, 2, 3, 4, 5}, veja que:
Para k = 1: a - 1 = 0, logo, a = 1;
Para k = 2: a - 4 = 0, logo, a = 4;
Para k = 3: a - 9 = 0, logo, a = 9;
Para k = 4: a - 16 = 0, logo, a = 16;
Para k = 5: a - 25 = 0, logo, a = 25.
Assim, a = {1, 4, 9, 16, 25}.
Observe que nesta primeira análise pouco importa os valores de k e xk. Como temos um produto, se a - k2 for nulo, isso já é o suficiente para que o somatório seja nulo.
Agora, vamos nos ater a soma adiante:
\[\mathrm{\sum_{k=1}^{n}\left [ k(a-k^{2})^{2}x_k \right ]=a^{2}\sum_{k=1}^{5}(kx_k)-2a\sum_{k=1}^{5}(k^{3}x_k)+\sum_{k=1}^{5}(k^{5}x_k)}\]
Observe que se fixarmos xk = 0 e impusermos a = 0 o somatório também se anula. Observe, a partir da segunda linha da resolução que o somatório é nulo. Este é o motivo pelo qual eu fixo xk = 0, pois do contrário, por mais que a fosse nulo, observe pelo somatório acima que a última parcela seria não nula caso xk fosse diferente de zero.
Assim, a = 0 também é um possível valor, quando xk = 0.
Deste modo, a = {0, 1, 4, 9, 16, 25}.
Nota: a meu ver, não há problemas em fixar xk = 0, pois o próprio enunciado nos diz que xk ≥ 0.
Acredito que seja isto.
Quanto à resolução postada no Art Problem Solving, eu também não entendi nada kkkkk.
Observe que se fixarmos xk = 0 e impusermos a = 0 o somatório também se anula. Observe, a partir da segunda linha da resolução que o somatório é nulo. Este é o motivo pelo qual eu fixo xk = 0, pois do contrário, por mais que a fosse nulo, observe pelo somatório acima que a última parcela seria não nula caso xk fosse diferente de zero.
Nota: a meu ver, não há problemas em fixar xk = 0, pois o próprio enunciado nos diz que xk ≥ 0.
Acredito que seja isto.
Quanto à resolução postada no Art Problem Solving, eu também não entendi nada kkkkk.
Luan, o Rocha gosta desta mensagem
Re: Operações Algébricas - Fatoração
Rapaz, não sei nem como agradecer a ajuda que você e o pessoal so fórum estão me dando. Sensacional mesmo. Obrigado!!!Giovana Martins escreveu:\[\mathrm{\sum_{k=1}^{n}\left [ k(a-k^{2})^{2}x_k \right ]=a^{2}\sum_{k=1}^{5}(kx_k)-2a\sum_{k=1}^{5}(k^{3}x_k)+\sum_{k=1}^{5}(k^{5}x_k)}\]\[\mathrm{\sum_{k=1}^{n}\left [ k(a-k^{2})^{2}x_k \right ]=a^{2}\cdot a-2a\cdot a^{2}+a^{3}\ \therefore\ \sum_{k=1}^{n}\left [ k(a-k^{2})^{2}x_k \right ]=0}\]Bom, como o somatório é nulo, vamos nos ater apenas ao fator a - k2. Impondo a - k2 = 0, obtemos os possíveis valores de a que anulam o fator. Veja:Para k = {1, 2, 3, 4, 5}, veja que:Para k = 1: a - 1 = 0, logo, a = 1;Para k = 2: a - 4 = 0, logo, a = 4;Para k = 3: a - 9 = 0, logo, a = 9;Para k = 4: a - 16 = 0, logo, a = 16;Para k = 5: a - 25 = 0, logo, a = 25.Assim, a = {1, 4, 9, 16, 25}.Observe que nesta primeira análise pouco importa os valores de k e xk. Como temos um produto, se a - k2 for nulo, isso já é o suficiente para que o somatório seja nulo.Agora, vamos nos ater a soma adiante:\[\mathrm{\sum_{k=1}^{n}\left [ k(a-k^{2})^{2}x_k \right ]=a^{2}\sum_{k=1}^{5}(kx_k)-2a\sum_{k=1}^{5}(k^{3}x_k)+\sum_{k=1}^{5}(k^{5}x_k)}\]
Acredito que seja isto.
Luan, o Rocha- Iniciante
Giovana Martins gosta desta mensagem