PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento e compressão de mola, duvida.

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido Movimento e compressão de mola, duvida.

Mensagem por Eliel Hoinart Ontem à(s) 18:33

Estou tentando fazer uma questão, mas não entendi muito bem o que fazer nem como iniciar.

Um bloco de massa m encontra-se sobre um plano horizontal. Ele comprime uma mola de constante elástica k no ponto A de uma distância d em relação posição O; conforme mostra a figura abaixo. Liberado neste ponto a partir do repouso ele percorre o trajeto A − O − B perdendo contato com a mola no ponto O, onde a mola está relaxada. Somente entre os pontos O e B, separados de uma distância desconhecida há atrito. O coeficiente de atrito cinético entre as superfícies do bloco e do plano é μc na região O − B. Após o ponto B há uma rampa sem atrito. A partir do ponto C, final da rampa, a superfície é horizontal e tem uma altura H em relação à horizontal do trecho A − O − B.
Movimento e compressão de mola, duvida. Imagem10
Determine a velocidade do bloco no ponto O;
.
Determine a distância D entre os pontos O e B, supondo que a velocidade do bloco em B é nula;
.
Determine a compressão necessária da mola para o bloco atingir o ponto C no topo da rampa.
.
Obs; Se quiser posso postar a figura referente, embora eu não saiba como.

Última edição por Eliel Hoinart em Qui 21 Nov 2024, 22:57, editado 2 vez(es)
Eliel Hoinart
Eliel Hoinart
Iniciante

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimento e compressão de mola, duvida.

Mensagem por matheus_feb Ontem à(s) 18:59

Eliel Hoinart escreveu:Estou tentando fazer uma questão, mas não entendi muito bem o que fazer nem como iniciar.

Um bloco de massa m encontra-se sobre um plano horizontal. Ele comprime uma mola de constante elástica k no ponto A de uma distância d em relação posição O; conforme mostra a figura abaixo. Liberado neste ponto a partir do repouso ele percorre o trajeto A − O − B perdendo contato com a mola no ponto O, onde a mola está relaxada. Somente entre os pontos O e B, separados de uma distância desconhecida há atrito. O coeficiente de atrito cinético entre as superfícies do bloco e do plano é μc na região O − B. Após o ponto B há uma rampa sem atrito. A partir do ponto C, final da rampa, a superfície é horizontal e tem uma altura H em relação à horizontal do trecho A − O − B.
.
.
.
Determine a distância D entre os pontos O e B, supondo que a velocidade do bloco em B é nula;
.
Determine a compressão necessária da mola para o bloco atingir o ponto C no topo da rampa.
.
O desenho seria algo assim (não está em escala real):
Movimento e compressão de mola, duvida. Maths10

Sendo ''D'', ''E'' e ''F'' pontos genéricos apenas utilizados para delimitação da altura e final do trecho do plano horizontal da rampa.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Eliel Hoinart gosta desta mensagem

Mensagem por Eliel Hoinart Ontem à(s) 19:06

Obrigado, assim fica melhor de visualizar a questão.
Eliel Hoinart
Eliel Hoinart
Iniciante

Mensagem por matheus_feb Ontem à(s) 19:34

Eliel Hoinart escreveu:Estou tentando fazer uma questão, mas não entendi muito bem o que fazer nem como iniciar.

.
.
.
.
.
Eu vou chutar uma resolução aqui (passível de erros):

a) Como no trecho antes de O não há atrito, a energia se conserva. A distância ''d'' citada corresponde à deformação sofrida pela mola. Assim:

Movimento e compressão de mola, duvida. Gif

Movimento e compressão de mola, duvida. Gif.latex?\frac{k%20.%20d^2}{2}%20=%20\frac{m%20

b) Para que, em B, a velocidade seja nula, a força de atrito local deve ser tal que produza, contra a tendência de movimento, trabalho igual à energia cinética quando o corpo foi liberado, visto que:

Assim:

Movimento e compressão de mola, duvida. Gif.latex?w%20=%20f%20.%20d%20

O trabalho é negativo. Como a força de atrito forma, com o sentido de deslocamento, um ângulo de 180o, cos180 = -1. Já para adiantar, vou deixar tudo positivo, rs.

Movimento e compressão de mola, duvida. Gif.latex?\frac{m.v^2}{2}%20=%20Fat%20

Sendo:  Movimento e compressão de mola, duvida. Gif.latex?Fat%20=%20\mu%20  , tem-se:

Movimento e compressão de mola, duvida. Gif.latex?\frac{m.v^2}{2}%20=%20\mu%20c%20.%20N%20

Movimento e compressão de mola, duvida. Gif.latex?D%20=%20\frac{m.v^2}{2.\mu%20c

c) Esse comando eu não consegui desenvolver ao todo. Mas, basicamente, creio que seja isso, considerado W' o trabalho da força de atrito no trecho OB, onde, diferentemente do comando de b), a velocidade do corpo é diferente de zero. Assim:

Aí basta fazer as manipulações algébricas e concluir.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Giovana Martins e Eliel Hoinart gostam desta mensagem

Mensagem por Eliel Hoinart Ontem à(s) 20:05

matheus_feb escreveu:
b) Para que, em B, a velocidade seja nula, a força de atrito local deve ser tal que produza, contra a tendência de movimento, trabalho igual à energia cinética quando o corpo foi liberado, visto que:

Assim:

O trabalho é negativo. Como a força de atrito forma, com o sentido de deslocamento, um ângulo de 180o, cos180 = -1. Já para adiantar, vou deixar tudo positivo, rs.

Sendo:  Movimento e compressão de mola, duvida. Gif.latex?Fat%20=%20\mu%20  , tem-se:

Movimento e compressão de mola, duvida. Gif.latex?\frac{m.v^2}{2}%20=%20\mu%20c%20.%20N%20

Movimento e compressão de mola, duvida. Gif.latex?D%20=%20\frac{m.v^2}{2.\mu%20c
Eu entendi a A e a C mas fiquei na duvida dessa B, teria como desenvolver mais?
Eliel Hoinart
Eliel Hoinart
Iniciante

Mensagem por matheus_feb Ontem à(s) 20:17

Eliel Hoinart escreveu:
matheus_feb escreveu:

Assim:

Eu entendi a A e a C mas fiquei na duvida dessa B, teria como desenvolver mais?
Posso tentar.

Como a força peso do bloco é anulada pela força normal exercida pelo plano horizontal, há um equilíbrio de forças na vertical. Para a horizontal, a única força existente é a de atrito, e ela é oposta ao deslocamento. Para que o bloco pare na posição B - ou seja, sua velocidade zerar - a energia cinética do corpo precisa ser completamente consumida. Quem vai consumir esse trabalho? A força de atrito. Por isso eu igualei o trabalho da força de atrito (WFat) com a energia cinética do bloco. Também utilizei a fórmula do trabalho da força resultante (WFR) para comprovar isso. A força resultante, para a horizontal, é a própria força de atrito:

WFR = variação da energia cinética (∆Ec)
WFR = ∆Ec
WFR = (m . vfinal2)/2  -  (m . vinicial2)/2

A energia cinética final é zero. Assim:

WFR = - (m . vinicial2)/2

Jogando na fórmula do trabalho de uma força genérica:

W = f . d . cos
- (m . vinicial2)/2 = f . d . cos

f = Fat
Sabe-se que:  Fat = μ . N

O resto é o que consta na resolução. Quaisquer dúvidas só falar.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Giovana Martins e Eliel Hoinart gostam desta mensagem

Mensagem por Giovana Martins Ontem à(s) 20:30

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Eliel Hoinart Ontem à(s) 20:41

Giovana Martins escreveu:
Poste a imagem, por favor, Eliel.
Pronto
Eliel Hoinart
Eliel Hoinart
Iniciante

Mensagem por Giovana Martins Ontem à(s) 21:06

Vou dar meus palpites também.

Proposição 1:

\[\mathrm{E_{m,A}=E_{m,O}\to \frac{1}{2}kd^2=\frac{1}{2}mv^2_O\ \therefore\ v_O=d\sqrt{\frac{k}{m}}}\]

Proposição 2:

\[\mathrm{\tau _{Fr}=\Delta E_C\to -F_{At}D=-\frac{1}{2}mv_O^2\ (i)}\]

Dado que:

\[\mathrm{N=mg \therefore\ F_{At}=mg\mu _c\ (ii)}\]

De (i) e (ii):

\[\mathrm{mg\mu _{c}D=\frac{1}{2}kd^2\ \therefore\ D=\frac{1}{2}\frac{kd^2}{mg\mu _c}}\]

Proposição 3:

\[\mathrm{E_{m,f}-E_{m,i}=\sum Perdas}\]

\[\mathrm{mgH-\frac{1}{2}k\ell ^2=-mg\mu _{c}D,com\ D=\frac{1}{2}\frac{kd^2}{mg\mu _c}}\]

Assim:

\[\mathrm{\ell =\sqrt{\frac{2mgH+kd^2}{k}}}\]

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por matheus_feb Ontem à(s) 21:22

Giovana Martins escreveu:
Vou dar meus palpites também.

Proposição 1:

\[\mathrm{E_{m,A}=E_{m,O}\to \frac{1}{2}kd^2=\frac{1}{2}mv^2_O\ \therefore\ v_O=d\sqrt{\frac{k}{m}}}\]

Proposição 2:

\[\mathrm{\tau _{Fr}=\Delta E_C\to -F_{At}D=-\frac{1}{2}mv_O^2\ (i)}\]

Dado que:

\[\mathrm{N=mg \therefore\ F_{At}=mg\mu _c\ (ii)}\]

De (i) e (ii):

\[\mathrm{mg\mu _{c}D=\frac{1}{2}kd^2\ \therefore\ D=\frac{1}{2}\frac{kd^2}{mg\mu _c}}\]

Proposição 3:

\[\mathrm{E_{m,f}-E_{m,i}=\sum Perdas}\]

\[\mathrm{mgH-\frac{1}{2}k\ell ^2=-mg\mu _{c}D,com\ D=\frac{1}{2}\frac{kd^2}{mg\mu _c}}\]

Assim:

\[\mathrm{\ell =\sqrt{\frac{2mgH+kd^2}{k}}}\]
Ah, bacana! Minha resolução bateu com a sua.
Obrigado, Giovana! Very Happy
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo