Equação do 1º grau
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Equação do 1º grau
Carlos e Ana estão economizando para comprar um carro. Carlos economiza R$ 50 por mês e Ana economiza R$ 75 por mês. Após algum tempo, Carlos percebe que ele já economizou R$ 200 a mais do que Ana. Se ambos continuarem economizando na mesma taxa, quantos meses levará para Carlos e Ana juntos terem economizado R$ 2000?
Essa questão quebrou minha cabeça o dia inteiro pois várias pessoas me deram resultados diferentes e também não entendo onde estou errando.
Essa questão quebrou minha cabeça o dia inteiro pois várias pessoas me deram resultados diferentes e também não entendo onde estou errando.
- Fiz assim::
- 200 + 75 * x + 75 * x = 2000 ∴ x=12
- O gabarito é::
- 12.8, que arredondando ficam 13 meses
Wirlix- Iniciante
Re: Equação do 1º grau
Enunciado esquisito: deve haver algum erro
Estou supondo que ambos começaram a economizar no mesmo mês
Ora, se Carlos economiza 50 por mês e Ana 75 por mês, é impossível que Pedro, num mesmo mês, tenha mais do que Ana!
Ora, se Carlos economiza 50 por mês e Ana 75 por mês, é impossível que Pedro, num mesmo mês, tenha mais do que Ana!
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Equação do 1º grau
Também pensei nisso, no entanto acho que a questão tenta deixar subtendido que eles já vinham economizando há algum tempo indefinido e de forma independente. Logo, quando Carlos compara as quantias economizadas essa quantia vai depender da quantidade de meses que cada um vinha economizando. Ou seja Carlos já vinha economizando há mais tempo.Elcioschin escreveu:Enunciado esquisito: deve haver algum erro
50 * x = 75 *x +200
x= -8 ; 8 meses
Wirlix- Iniciante