PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atomicidade no Delta Nox (Balanceamento Redox)

2 participantes

Ir para baixo

Atomicidade no Delta Nox (Balanceamento Redox) Empty Atomicidade no Delta Nox (Balanceamento Redox)

Mensagem por markooos Seg 20 maio 2024, 23:27

Estou com dúvidas sobre qual elemento escolher para multiplicar a variação do nox pela atomicidade. Aprendi que tenho que escolher a atomicidade do elemento que eu "escolher" na reação. Por exemplo:

Na reação HIO3 + HI -> I2 + H20, os ∆NOX ficam:
Iodo do HIO3: ∆NOX = 5 × 1 = 5;
Iodo do HI: ∆NOX = 1 × 1 = 1.

Já na reação
Ca3(PO4)3 + SiO2 + C -> P4 + CaSiO3 + CO, os ∆NOX ficam:
Fósforo do Ca3(PO4)3: ∆NOX = 5 × = 20;
Carbono do C: ∆NOX = 2 × 1 = 2.

Só quero saber por que a atomicidade que multiplica o ∆NOX do fósforo é 4, já que, segundo o que estou acostumado a fazer, devo escolher a atomicidade da espécie que vai receber o coeficiente estequiométrico, como acontece na primeira reação (perceba que não utilizei a atomicidade do gás iodo (I2), em vez disso, escolhi a atomicidade da espécie que recebeu o coeficiente estequiométrico).

markooos
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Atomicidade no Delta Nox (Balanceamento Redox) Empty Re: Atomicidade no Delta Nox (Balanceamento Redox)

Mensagem por Jigsaw Ter 21 maio 2024, 09:08

markooos escreveu:Estou com dúvidas sobre qual elemento escolher para multiplicar a variação do nox pela atomicidade. Aprendi que tenho que escolher a atomicidade do elemento que eu "escolher" na reação. Por exemplo:

Na reação HIO3 + HI -> I2 + H20, os ∆NOX ficam:
Iodo do HIO3: ∆NOX = 5 × 1 = 5;
Iodo do HI: ∆NOX = 1 × 1 = 1.

Já na reação
Ca3(PO4)3 + SiO2 + C -> P4 + CaSiO3 + CO, os ∆NOX ficam:
Fósforo do Ca3(PO4)3: ∆NOX = 5 × = 20;
Carbono do C: ∆NOX = 2 × 1 = 2.

Só quero saber por que a atomicidade que multiplica o ∆NOX do fósforo é 4, já que, segundo o que estou acostumado a fazer, devo escolher a atomicidade da espécie que vai receber o coeficiente estequiométrico, como acontece na primeira reação (perceba que não utilizei a atomicidade do gás iodo (I2), em vez disso, escolhi a atomicidade da espécie que recebeu o coeficiente estequiométrico).
markooosmas a atomicidade que multiplica o ∆NOX do fósforo NÃO é 4 e SIM 2 (ha um ERRO na equação o correto é Ca3(PO4)2):

I) Ca3(PO4)2 + SiO2 + C = P4 + CaSiO3 + CO, os ∆NOX ficam:
Fósforo do Ca3(PO4)3: ∆NOX = 5 × 2 = 10 (5);
Carbono do C: ∆NOX = 2 × = 2. (1)

II) 1 Ca3(PO4)2 + 3 SiO2 + 5 C = 1/2 P4 + 3 CaSiO3 + 5 CO ( x2)

III) 2 Ca3(PO4)2 + 6 SiO2 + 10 C = 1 P4 + 6 CaSiO3 + 10 CO

lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

markooos gosta desta mensagem

Atomicidade no Delta Nox (Balanceamento Redox) Empty Re: Atomicidade no Delta Nox (Balanceamento Redox)

Mensagem por markooos Qui 23 maio 2024, 20:00

Valeu!

markooos
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo