PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre conguência

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Dúvida sobre conguência

Mensagem por 02rr Seg 22 Abr 2024, 09:31

Se eu tiver dois triângulos que possuem, respectivamente, um lado e um ângulo iguais entre si, posso afirmar que o terceiro lado será igual, afirmando assim que eles são congruentes pelo caso LAL (lado- ângulo-lado)?

*Estou perguntando isso porque na semelhança de triângulos, por exemplo, se eu tiver dois triângulos com dois ângulos iguais entre si, posso afirmar que o terceiro ângulo entre eles também será igual, no entanto, não sei se na congruência poderia ocorrer um raciocínio parecido, no qual bastaria dois casos de correspondência ocorrendo (como o LADO-ÂNGULO citado acima) para que eu pudesse afirmar uma terceira correspondência (completando o LADO-ANGULO-LADO).


Última edição por 02rr em Seg 22 Abr 2024, 10:31, editado 1 vez(es)
02rr
02rr
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/04/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida sobre conguência

Mensagem por mestrefreire Seg 22 Abr 2024, 10:00

Não. É justamente quando se tem o caso LAL  de congruência completo que podemos afirmar que dois triângulos são congruentes. Essa propriedade da semelhança basta os dois ângulos porque como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180 graus, o terceiro ângulo faltante com certeza é igual.

mestrefreire
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/08/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo

02rr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos