Campo elétrico de um terço de anel carregado
3 participantes
Página 1 de 1
Campo elétrico de um terço de anel carregado
Bom dia, tudo bem?
Essa questão me caiu em uma prova e eu resolvi de um jeito diferente do do professor e o resultado está com uma diferença de 0,1 do jeito dele, e ele só vai me dar o ponto se eu conseguir explicar o porquê dessa diferença nos valores.
Peço a ajuda de vocês, por favor.
As duas primeiras fotos têm o problema, as duas seguintes têm a resolução do professor e do livro e a última é a minha.
A diferença é que eu integrei em relação ao comprimento do arco e meu professor em relação aos ângulos.
Obrigada!
Essa questão me caiu em uma prova e eu resolvi de um jeito diferente do do professor e o resultado está com uma diferença de 0,1 do jeito dele, e ele só vai me dar o ponto se eu conseguir explicar o porquê dessa diferença nos valores.
Peço a ajuda de vocês, por favor.
As duas primeiras fotos têm o problema, as duas seguintes têm a resolução do professor e do livro e a última é a minha.
A diferença é que eu integrei em relação ao comprimento do arco e meu professor em relação aos ângulos.
Obrigada!
juliadaher- Iniciante
Re: Campo elétrico de um terço de anel carregado
Bom, no meu entendimento, sua solução está errada. A simetria faz cancelar a componente em y do campo elétrico no ponto P, de forma que só existe a componente em x. A resolução do seu professor faz o somatório (integral) das componentes em x produzidas por um elemento infinitesimal da barra. A sua solução não considera isso, pois λds é maior do que só a componente em x, visto que esta estaria multiplicada por um cosθ, resultando em um λcosθds.
Ashitaka- Monitor
Nossa… faz sentido! Muitíssimo obrigada
juliadaher- Iniciante
Ashitaka gosta desta mensagem
Pera, tem uma coisa que não entendi.
Mesmo λds sendo maior do que só a componente em x, a resposta final não deveria ser a mesma? Porque que fazendo o campo total, sem dividir em x e y não chega no mesmo resultado? A conta "automaticamente" não cancelaria o y? Por que não?
Mesmo λds sendo maior do que só a componente em x, a resposta final não deveria ser a mesma? Porque que fazendo o campo total, sem dividir em x e y não chega no mesmo resultado? A conta "automaticamente" não cancelaria o y? Por que não?
juliadaher2- Iniciante