PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2017 (PPL / 2ª aplicação) - Idade Moderna

2 participantes

Ir para baixo

ENEM 2017 (PPL / 2ª aplicação) - Idade Moderna Empty ENEM 2017 (PPL / 2ª aplicação) - Idade Moderna

Mensagem por brendawxz Qua 28 Jun 2023, 18:57

O garfo muito grande, com dois dentes, que era usado para servir as carnes aos convidados, é antigo, mas não o garfo individual. Este data mais ou menos do século XVI e difundiu-se a partir de Veneza e da Itália em geral, mas com lentidão. O uso só se generalizaria por volta de 1750.
BRAUDEL, F. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII; as estruturas do cotidiano. São Paulo: Martins Fontes, 1977 (adaptado).

No processo de transição para a modernidade, o uso do objeto descrito relaciona-se à

a) construção de hábitos sociais.
b) introdução de medidas sanitárias.
c) ampliação das refeições familiares.
d) valorização da cultura renascentista.
e) incorporação do comportamento laico.

Gabarito: letra A


Eu marquei a A como certa, mas sinceramente não entendi por que a alternativa B está errada. A adoção de garfos individuais também não pode ser considerada uma medida sanitária? (pessoas comendo de mão, dividindo talheres etc). E, considerada uma medida sanitária, a adoção dela não faria parte da construção de hábitos sociais? Ao meu ver as duas alternativas estão corretas, e a B "faz parte" da A, por isso a minha dúvida. Alguém pode me ajudar a identificar o erro?

brendawxz
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/06/2023

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2017 (PPL / 2ª aplicação) - Idade Moderna Empty Re: ENEM 2017 (PPL / 2ª aplicação) - Idade Moderna

Mensagem por vvarmbruster Qua 28 Jun 2023, 22:09

brendawxz escreveu:O garfo muito grande, com dois dentes, que era usado para servir as carnes aos convidados, é antigo, mas não o garfo individual. Este data mais ou menos do século XVI e difundiu-se a partir de Veneza e da Itália em geral, mas com lentidão. O uso só se generalizaria por volta de 1750.
BRAUDEL, F. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII; as estruturas do cotidiano. São Paulo: Martins Fontes, 1977 (adaptado).

No processo de transição para a modernidade, o uso do objeto descrito relaciona-se à

a) construção de hábitos sociais.
b) introdução de medidas sanitárias.
c) ampliação das refeições familiares.
d) valorização da cultura renascentista.
e) incorporação do comportamento laico.

Gabarito: letra A


Eu marquei a A como certa, mas sinceramente não entendi por que a alternativa B está errada. A adoção de garfos individuais também não pode ser considerada uma medida sanitária? (pessoas comendo de mão, dividindo talheres etc). E, considerada uma medida sanitária, a adoção dela não faria parte da construção de hábitos sociais? Ao meu ver as duas alternativas estão corretas, e a B "faz parte" da A, por isso a minha dúvida. Alguém pode me ajudar a identificar o erro?
 Não é possível afirmar que havia preocupação com medidas sanitárias porque elas eram desconhecidas até então. Lembre-se que médicos só começaram a lavar as mãos antes de cirurgias no século XIX, imagine quando começaram a lavar antes de comer. Logo o raciocínio de que havia uma preocupação com a saúde não é válido pois caso contrário, ocorreria a criação de outras ferramentas que diminuíssem a necessidade de lidar com objetos com as mãos. No máximo, pode ser dito que havia uma preocupação com a praticidade, mas não recaía sobre a questão sanitária.

vvarmbruster
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 10/11/2022

brendawxz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos