PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

modelos de produção, trabalho

2 participantes

Ir para baixo

modelos de produção, trabalho  Empty modelos de produção, trabalho

Mensagem por Ana Clara Macêdo Qui 06 Abr 2023, 20:04

A crise experimentada pelo capital, bem como suas respostas, das quais o neoliberalismo e a reestruturação produtiva da era da acumulação flexível são expressão, têm acarretado, entre tantas consequências, profundas mutações no interior do mundo do trabalho.


Corresponde a uma das inúmeras transformações no mundo do trabalho ocorridas no Brasil e em outros países nas últimas décadas:


A)A redução expressiva do trabalho morto e a ampliação do trabalho vivo, como expressão do salto tecnológico, resultou em índices crescentes de desemprego e subemprego.


B)Houve um aumento do número de trabalhadores nas fábricas e demais unidades produtivas devido aos novos processos de gerenciamento.


C)Em virtude da crise estrutural do padrão de produção anterior, dado pelos sistemas fordista e taylorista, buscou-se a alteração dos processos produtivos com o fim de repor os patamares de acumulação até então experimentados.


D)Há uma significativa homogeneização do trabalho, seja pela incorporação do enorme contingente de mulheres, seja pelo crescimento do setor de serviços.


E) O surgimento de novas modalidades de trabalho (em tempo parcial, precário, terceirizado, subcontratado, intermitente e aqueles vinculados à economia informal) contribuiu para intensificar as lutas e a organização dos trabalhadores.

Alguém pode me explicar o erro da alternativa E?
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 266
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

Ir para o topo Ir para baixo

modelos de produção, trabalho  Empty Re: modelos de produção, trabalho

Mensagem por Pé de mesa Qua 17 maio 2023, 21:28

Essas medidas diminuem a influência dos trabalhadores nas fábricas, assim como a sua coesão dentro do trabalho e a consciência de classe deles. Com isso, os sindicatos perdem influência e poder, e como eles sãos os principais responsáveis por instaurar greves, além do fato que essas medidas facilitam a demissão de trabalhadores de forma extremamente rápida, ocorre enfraquecimento das reivindicações pelo medo de serem despedidos ou escanteados a subempregos

Pé de mesa
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/05/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos