PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

3 participantes

Ir para baixo

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Empty Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

Mensagem por lukazzz Sex 17 Fev 2023, 19:08

(UNESP).Uma folha de papel retangular de 24 cm por 32 cm é dobrada de maneira que os vértices opostos se toquem. 
Ache o comprimento da dobra.


Não consegui resolver essa questão, a única resolução que achei não entendi o porquê do angulo de 90º entre os segmentos de reta AM e ME, que esta na imagem, a semelhança de triangulo após isso fica fácil, mas não consigo entender de onde saiu esse ângulo, visto que o exercício não possui imagem... ficarei extremamente grato se puderem me ajudar... 


Segunda Fase Unesp, Geometria Plana File







Gabarito: 30 cm


Última edição por lukazzz em Sex 17 Fev 2023, 20:14, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : adicionar a imagem)

lukazzz
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/02/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Empty Re: Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

Mensagem por Elcioschin Sex 17 Fev 2023, 19:20

Poste a resolução que vc tem, com a imagem.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Empty Re: Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

Mensagem por Elcioschin Sex 17 Fev 2023, 19:34

Você não postou a solução.

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Dobra11
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

lukazzz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Empty Re: Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

Mensagem por lukazzz Sex 17 Fev 2023, 19:46

Por Pitágoras,


AC²=3²+24² →AC=40


Se M não fosse ponto médio de AC, ao dobrarmos a folha, A não encontraria C. Logo, M é ponto médio de AC, e, portanto, 



AM = AC/2 =20.



Agora, repare que ABC e AEM são semelhantes por AA e, portanto:



AE/AM = AC/AB → AE = 20 x 40/32=25





E, prosseguindo,



EM/BC = AE/AC → EM = 24 x 25/40 = 15





Se M não fosse ponto médio de EF, ao dobrarmos a folha, A não encontraria C. Logo, M é ponto médio de EF, e, portanto, 



EF = 2xEM = 2x15 =30




[ltr]Segunda Fase Unesp, Geometria Plana File[/ltr]

lukazzz
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/02/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Empty Re: Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

Mensagem por lukazzz Sex 17 Fev 2023, 19:50

A resolução, a partir da dedução que o ângulo compreendido entre os segmentos AM e ME é de 90º, faz todo sentido. Porém, eu n consigo achar qual foi o raciocínio pra se chegar a essa informação... Lembrando que essa imagem não faz parte do exercício, foi posta para exemplificar o raciocínio da resoluçao. Pelo seu desenho fez muito mais sentido, entendi perfeitamente, muito obrigado. Mas se puder me ajudar a entender de onde saiu o angulo de 90 da primeira resoluçao ficarei mt grato...

lukazzz
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/02/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Empty Re: Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

Mensagem por Elcioschin Sáb 18 Fev 2023, 10:37

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Folhad10
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Carlos Heitor (EPCAr) e lukazzz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Empty Re: Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

Mensagem por lukazzz Seg 20 Fev 2023, 12:45

muitíssimo obrigado!!!!

lukazzz
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/02/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Empty Re: Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

Mensagem por Carlos Heitor (EPCAr) Seg 20 Fev 2023, 14:56

lukazzz escreveu:(UNESP).Uma folha de papel retangular de 24 cm por 32 cm é dobrada de maneira que os vértices opostos se toquem. 
Ache o comprimento da dobra.


Não consegui resolver essa questão, a única resolução que achei não entendi o porquê do angulo de 90º entre os segmentos de reta AM e ME, que esta na imagem, a semelhança de triangulo após isso fica fácil, mas não consigo entender de onde saiu esse ângulo, visto que o exercício não possui imagem... ficarei extremamente grato se puderem me ajudar... 


Segunda Fase Unesp, Geometria Plana File







Gabarito: 30 cm

Boa tarde, parceiro. Tu poderias provar que esse ângulo era reto, como o mestre Elcioschin fez, mas isso poderia ser concluído mais facilmente por simetria, por isso o autor da resolução anterior não provou. Repare que ao dobrar uma folha até sua ponta, a dobra é transversal a diagonal vindo da dessa ponta, se não for, é porque ele está na direção da ponta. Faça o teste com um papel e reflita sobre isso que você notará que dá para se concluir isso.
Carlos Heitor (EPCAr)
Carlos Heitor (EPCAr)
Padawan
Padawan

Mensagens : 98
Data de inscrição : 15/01/2023
Idade : 15
Localização : Petrópolis - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Fase Unesp, Geometria Plana Empty Re: Segunda Fase Unesp, Geometria Plana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos