Os desafios da educação na Era do conhecimento!
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Os desafios da educação na Era do conhecimento!
Havia uma concepção de que o conhecimento era um dos produtos da educação. Agora, pois, entende-se que este perdeu tal monopólio, principalmente para a internet, porque não acompanhou o ritmo frenético das inovações num mundo hiperconectado.
Essa noção de atraso é mais eloquente no mercado de trabalho, ao qual demanda cada vez mais de competências extracurriculares. O ensino da informática, há tempo, é tão importante quanto o inglês, por exemplo, mas carece da ênfase que outras disciplinas recebem, quando o há. Nesse sentido, a falta desse primeiro contato, logo cedo, é resultado duma tradição imprópria à época.
Tal aspecto centralizador do conhecimento, que a educação uma vez gozava, tem seu brilho ofuscado pela informação descentralizada e distribuída, muito mais abrangente. Desse modo, resta à educação mais do que a simples transmissão do conhecimento, mediante a tecnologia: formar estudantes, não meros alunos.
O mundo contemporâneo é dinâmico e borbulha conhecimento a cada instante. Portanto, cabe à educação instigar à curiosidade para que a busca pelo conhecimento seja voluntária de cada indivíduo.
Escolhi o tema da redação do CPEN 2016, que é o concurso ao qual estou me preparando. Os critérios de redação, segundo o Edital do CPEN de 2022 consta nos subitens 6.5.2 a 6.5.3. Meus mais sinceros agradecimentos àqueles que se dispuserem a criticá-la.
"6.5.2 - A redação deverá ser dissertativa, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo título versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval e será realizada no mesmo dia programado para a prova de Física e Português.
6.5.2.1 - Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da redação:
a) Estrutura e conteúdo – até 80 (oitenta) pontos, sendo:
I) Coesão e coerência - até 40 (quarenta) pontos; e
II) Título e tipologia textual - até 40 (quarenta) pontos.
b) Expressão - até 20 (vinte) pontos.
6.5.3 - A redação deverá ter no mínimo 20 (vinte) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas. Não poderá conter qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicará atribuição de nota zero."
https://i.servimg.com/u/f15/20/48/03/29/photo110.jpg
Última edição por Lucas_DN684 em Ter 07 Fev 2023, 11:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Decidi também enviar minha redação redigida à mão.)
Lucas_DN684- Fera