Geometria Analítica - Coordenadas Esféricas
2 participantes
Página 1 de 1
Geometria Analítica - Coordenadas Esféricas
Como converter as coordenadas esféricas (3;90°;90°) para coordenadas cartesianas (x,y,z)? Sabendo que as coordenadas esféricas são da forma (p ; θ ; φ).
Aqui na minha apostila diz que:
x = p · sen(φ) cos(θ)
y = p · sen(φ) sen(θ)
z = p · cos(φ)
Então eu chego em uma resposta que o ponto (3, 90°, 90°) em coordenadas esféricas em coordenadas cartesianas é (0,3,0).
Mas quando eu coloco esse ponto (3;90°;90°) no GeoGebra ele diz que em coordenadas cartesianas é (0,0,3).
Onde eu estou errando?
Aqui na minha apostila diz que:
x = p · sen(φ) cos(θ)
y = p · sen(φ) sen(θ)
z = p · cos(φ)
Então eu chego em uma resposta que o ponto (3, 90°, 90°) em coordenadas esféricas em coordenadas cartesianas é (0,3,0).
Mas quando eu coloco esse ponto (3;90°;90°) no GeoGebra ele diz que em coordenadas cartesianas é (0,0,3).
Onde eu estou errando?
Última edição por William Minerva em Sáb 26 Mar 2022, 23:08, editado 1 vez(es)
William Minerva- Recebeu o sabre de luz
Re: Geometria Analítica - Coordenadas Esféricas
nesta questão basta 'bater o olho' e já se vê que as coordenadas são (0, 0, 3). Porém sua apostila está errada, o correto é:
x = r.cosθ.cosφ
y = r.senθ.cosφ
z = r.senφ
x = r.cosθ.cosφ
y = r.senθ.cosφ
z = r.senφ
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
William Minerva gosta desta mensagem
Medeiros escreveu:nesta questão basta 'bater o olho' e já se vê que as coordenadas são (0, 0, 3). Porém sua apostila está errada, o correto é:
x = r.cosθ.cosφ
y = r.senθ.cosφ
z = r.senφ
Vou falar com o meu professor sobre isso, muito obrigado.
Willian
acho que sua apostila pode estar errada sem ter errado. Complicado? Explico. Tudo depende de como se considera os ângulos -- fiz uma figura. Eu, o GeoGebra e os poucos livros que já vi consideram o crescimento dos ângulos conforme fig. à esquerda. Já, parece-me, sua apostila deve considerar conforme a fig. da direita.
Observe que, sempre com vértice na origem, θ é anotado a partir do eixo x -- ou seja, é como se o eixo x fosse o eixo polar no plano Oxy --; já o ângulo φ cresce a partir do plano Oxy sobre a projeção de r. Importante: as setas indicam o sentido em que o ângulo é medido.
Se sua apostila fornece aquelas fórmulas, também deve mostrar a figura de onde as originou. Qual a figura nela?
acho que sua apostila pode estar errada sem ter errado. Complicado? Explico. Tudo depende de como se considera os ângulos -- fiz uma figura. Eu, o GeoGebra e os poucos livros que já vi consideram o crescimento dos ângulos conforme fig. à esquerda. Já, parece-me, sua apostila deve considerar conforme a fig. da direita.
Observe que, sempre com vértice na origem, θ é anotado a partir do eixo x -- ou seja, é como se o eixo x fosse o eixo polar no plano Oxy --; já o ângulo φ cresce a partir do plano Oxy sobre a projeção de r. Importante: as setas indicam o sentido em que o ângulo é medido.
Se sua apostila fornece aquelas fórmulas, também deve mostrar a figura de onde as originou. Qual a figura nela?
Medeiros- Grupo
Medeiros escreveu:Willian
É isso mesmo, na minha apostila aparece essa figura do lado direito
Pois é ... então o gabarito desse exercício da sua apostila deve ser o que você calculou.
No entanto considero o modo da minha figura melhor, mais prático: suponha que você deva calcular a distância ortodrômica onde as coordenadas que temos são graus de longitude (E-W) e latitude (N-S). Aproveite e veja rota loxodrômica -- é usado em navegação (naval ou aérea).
No entanto considero o modo da minha figura melhor, mais prático: suponha que você deva calcular a distância ortodrômica onde as coordenadas que temos são graus de longitude (E-W) e latitude (N-S). Aproveite e veja rota loxodrômica -- é usado em navegação (naval ou aérea).
Medeiros- Grupo
William Minerva gosta desta mensagem