PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas.

2 participantes

Ir para baixo

Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas. Empty Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas.

Mensagem por Ceruko Qui 30 Set 2021, 09:02

Na Tabela Periódica, o elemento químico bromo (Br) está localizado no 4º período e no grupo 7A (ou 17), logo abaixo do elemento cloro (Cl) . Com relação à substância simples bromo (Br2, ponto de fusão - 7,2 ºC , ponto de ebulição 58,8 ºC , sob pressão de 1 atm), um estudante de Química fez as seguintes afirmações:

I. Nas condições ambientes de pressão e temperatura, o Br2 deve ser uma substância gasosa.

II. Tal como o Cl2 , o Br2 deve reagir com o eteno. Nesse caso, o Br2 deve formar o 1,2-dibromoetano.

III. Tal como o Cl2, o Br2 deve reagir com H2, formando um haleto de hidrogênio. Nesse caso, o Br2 deve formar o brometo de hidrogênio.

É correto somente o que o estudante afirmou em:

A)I

B)I e II

C)II e III

D)I e III

E)III

Gabarito:


Dúvida.:
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas. Empty Re: Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas.

Mensagem por muuhmuuhzao Qui 30 Set 2021, 15:00

Saudações!
O Br2 faz reações de adição com alcenos.
Ele fará reações de substituição com anéis aromáticos, substituindo um hidrogênio e formando o HBr.
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Jedi
Jedi

Mensagens : 216
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas. Empty Re: Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas.

Mensagem por Ceruko Qui 30 Set 2021, 15:28

Beleza, Muuh. Mas você saberia me dizer como é formado o composto da imagem que mandei?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas. Empty Re: Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas.

Mensagem por muuhmuuhzao Ter 05 Out 2021, 17:27

Não sei. Eu pesquisei e encontrei na Wikipedia* que seria formado com adição em um alcino (https://en.wikipedia.org/wiki/1,2-Dibromoethylene). 
*Não sei se é verdade kkkk
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Jedi
Jedi

Mensagens : 216
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas. Empty Re: Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas.

Mensagem por Ceruko Ter 05 Out 2021, 18:48

Hmm interessante. Faz sentido mesmo ser a adição em um alcino. Vemos que o Bromo é inimigo da substituição kkkkk.

Vlwww!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

muuhmuuhzao gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas. Empty Re: Fuvest - Bromo e Reações Orgânicas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos