PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O mulato - Aluísio de Azevedo

2 participantes

Ir para baixo

O mulato - Aluísio de Azevedo Empty O mulato - Aluísio de Azevedo

Mensagem por GabiCastro Sex 25 Jun 2021, 18:41

Todas as referências a O Mulato, de Aluísio Azevedo, estão certas, exceto:

a) Embora realizado conforme os padrões do Realismo, o final do romance ainda reflete os desenlaces característicos das narrativas românticas.
b) Com traços exagerados de caricatura, o Cônego Dias encarna, de forma virulenta, a hipocrisia religiosa, evidenciando o anticlericalismo da obra.
c) Um dos pontos altos do realismo de Aluísio Azevedo, neste romance, é a descrição da festa de Maria Bárbara, verdadeiro painel de costumes da sociedade maranhense.
d) Os contos publicados por Raimundo em São Luís, como a própria narrativa de Aluísio Azevedo, pintavam realisticamente os hábitos e os tipos ridículos do Maranhão.
e) Na sua crítica aos maranhenses, Aluísio Azevedo refere-se aos homens de letras como indivíduos arraigados às tradições acadêmicas, incapazes de quaisquer inovações.

Gab: D

Minha dúvida: por que a letra D é o gabarito, isto é, a errada?
GabiCastro
GabiCastro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 115
Data de inscrição : 28/07/2019
Idade : 23
Localização : Tracunhaém, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O mulato - Aluísio de Azevedo Empty Re: O mulato - Aluísio de Azevedo

Mensagem por Fibonacci13 Qua 15 Nov 2023, 11:28

Tá errado esse gabarito ai.

A alternativa errada é a letra A. O final do romance O Mulato não reflete os desenlaces característicos das narrativas românticas, mas sim os do Naturalismo, que busca retratar a realidade de forma objetiva e científica. No Naturalismo, o destino dos personagens é determinado por fatores como a hereditariedade, o meio ambiente e as circunstâncias sociais. No caso de Raimundo, ele é vítima do preconceito racial, da violência e da hipocrisia da sociedade maranhense, que o impede de realizar seu amor por Ana Rosa e o leva à morte trágica. As outras alternativas estão de acordo com a obra de Aluísio Azevedo, que faz uma crítica contundente aos costumes, à religião e à cultura da província do Maranhão, utilizando-se de personagens estereotipados, descrições minuciosas e linguagem irônica.
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos