PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esgotamento físico e mental ligado à vida profissional

2 participantes

Ir para baixo

Esgotamento físico e mental ligado à vida profissional Empty Esgotamento físico e mental ligado à vida profissional

Mensagem por Roberto267 Dom 16 maio 2021, 16:36

Tema: Síndrome de Burnout: o esgotamento físico e mental ligado à vida profissional (Redação modelo Enem)
Gostaria que dessem sua opinião sobre essa redação.

 O artigo 3º da Constituição Brasileira de 1988 prevê a promoção do bem-estar para todos sem preconceito como objetivo fundamental da República. Contudo, ao observar o esgotamento físico e mental devido às precárias situações da vida profissional, percebe-se que o objetivo de garantir o bem-estar não saiu do papel. Nesse contexto, torna-se fundamental analisar as causas e consequências da problemática.

 Primeiramente, é importante ressaltar que a displicência estatal impossibilita o trabalhador de separar a vida pessoal da profissional, já que, para Thomas Hobbes, o Estado é responsável em garantir o bem-estar da sociedade. Sob essa ótica, infere-se que isso não ocorre na realidade, uma vez que não há políticas públicas com o objetivo de reduzir a sobrecarga física e psicológica do empregado, o que resulta no estado de exaustão, a síndrome de Burnout. Dessa forma, a falta de medidas públicas desencadeia problemas físicos e mentais aos indivíduos, devido às suas condições de trabalho.

 Ademais, é válido salientar a alienação dos trabalhadores como promotor do problema. Segundo o pensamento marxista, a classe dominante controla ideologicamente as ações e comportamentos do coletivo. Nessa lógica, a classe dominante cria a ideia de que trabalhar muito é sinônimo de sucesso, o que leva as pessoas a autocobrança e excesso de trabalho em busca de alcançarem seus objetivos profissionais, por conseguinte, levando a exaustão física e mental.

  Desprende-se, portanto, que é imprescindível a elaboração de medidas governamentais para mitigar o esgotamento dos profissionais. Logo, cabe ao Ministério da Cidadania – responsável pelo bem-estar dos cidadãos – desenvolver políticas públicas, por meio de leis e investimentos, que deem apoio aos trabalhadores, como a elaboração de palestras e consultas com profissionais da psicologia, a fim de reduzir o esgotamento profissional. Desse modo, os objetivos da República previstos na Constituição estarão mais próximos da realidade.

Roberto267
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 20
Localização : Guarulhos, Sp, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Esgotamento físico e mental ligado à vida profissional Empty Re: Esgotamento físico e mental ligado à vida profissional

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 16 maio 2021, 19:00

Boa noite, Roberto!
Bom... vamos corrigir sua redação, de parágrafo em parágrafo! Vamo que vamo:

I) Introdução:
-> "O artigo 3º da Constituição Brasileira de 1988 prevê a promoção do bem-estar para todos sem preconceito, como objetivo fundamental da República ..."
Aqui, devido a sua frase ter ficado muito longa, isso compromete a fala dela.
Portanto, eu recomendo que vc coloque uma vírgula ali, onde está em negrito.
Porém... se vc quiser dar ênfase no "sem preconceito", vc pode fazer assim:

                .... para todos, sem preconceito, como objetivo fundamental...
Quando vc coloca esse trecho entre vírgulas, dá uma ênfase na fala do leitor. Então, caso vc queira dar mais ênfase a ele, recomendo usar essas vírgulas entre esse trecho que falamos! Wink

-> "... esgotamento físico e mental devido às provocado pelas precárias ..."
Aqui, eu retiraria a locução que vc usou(a que está cortada e em negrito) e eu adicionaria a que eu coloquei em negrito, bem ao lado. Mas pq? Eu acho que, usando essa nova expressão, deixa a frase melhor... Mas fica a sua escolha, Roberto!

-> "... analisar as às causas e consequências da problemática."
Aqui, vc errou apenas no uso da crase.
Lembre-se que usamos crase para termos femininos, no seu caso, temos "causas" e "consequências". Portanto, é necessário o uso dela!


-> Gostei do seu parágrafo de introdução.
Vc conseguiu usar bem a contextualização com o artigo 3º da Constituição! cheers 
Vamos para o próximo parágrafo!

II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> Gostei do seu parágrafo de desenvolvimento, Roberto!
Não tenho nada para pontuar a vc, apenas uma coisa: lembre-se que o ideal é ter 4 - 5 frases em um parágrafo; e também devo te lembrar que, o uso excessivo de vírgulas precariza o seu texto, então explore outras pontuações tbm! Wink

III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> Também gostei do seu parágrafo de desenvolvimento.
Principalmente do jeito que vc consegue contextualizar bem os assuntos!
Porém, te digo o mesmo aviso que eu dei no (II): lembre-se que o ideal é ter 4 - 5 frases em um parágrafo; e também devo te lembrar que, o uso excessivo de vírgulas precariza o seu texto, então explore outras pontuações tbm!


IV) Conclusão:
-> Olha, também está muito bom! Igual aos 2 anteriores, Roberto!!
Boa solução dada, gostei tbm da maneira que vc escreveu.
E tbm gostei do uso dos travessões, pois isso demonstra que vc sabe usa-las, e recomendo que use mesmo! Pois, isso mostra que vc é um autor que sabe usar bem as pontuações da Lingua Portuguesa.



Acabamos por aqui a sua correção!
Qualquer dúvida, não deixe de pontuar.
Apenas queria deixar para vc um obs, de que eu achei o seu 3º parágrafo meio pequeno, em relação aos outros... Lembre-se que:
- Introdução: 4 - 5 linhas(máximo 6)

- Desenvolvimento: 6 - 7 linhas

- Conclusão: 4 - 5 linhas


Mas, mesmo assim, gostei bastante do seu texto!
Grande abraço! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Esgotamento físico e mental ligado à vida profissional Empty Re: Esgotamento físico e mental ligado à vida profissional

Mensagem por Roberto267 Dom 16 maio 2021, 20:05

Vlw Batata! Sempre ajudando nas redações.

Roberto267
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 20
Localização : Guarulhos, Sp, Brasil

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esgotamento físico e mental ligado à vida profissional Empty Re: Esgotamento físico e mental ligado à vida profissional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos