Função 2º Fase Unicamp
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Função 2º Fase Unicamp
Suponha que f: → seja uma função ímpar (isto é, f(–x) = – f(x)) e periódica, com período 10 (isto é, f(x) = f(x + 10)). O gráfico da função no intervalo [0, 5] é apresentado abaixo.
a) Complete o gráfico, mostrando a função no intervalo [– 10, 10], e calcule o valor de f(99).
b) Dadas as funções g(y) = y^2 – 4y e h(x) = g(f(x)), calcule h(3) e determine a expressão de h(x) para 2,5 ≤ x ≤ 5.
Respostas:
a) gráfico; f(99)= -2
b) h(3) = 0 ; h(x)= 4x^2-32x+60
a) Complete o gráfico, mostrando a função no intervalo [– 10, 10], e calcule o valor de f(99).
b) Dadas as funções g(y) = y^2 – 4y e h(x) = g(f(x)), calcule h(3) e determine a expressão de h(x) para 2,5 ≤ x ≤ 5.
Respostas:
a) gráfico; f(99)= -2
b) h(3) = 0 ; h(x)= 4x^2-32x+60
Vitor244- Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/01/2021
Re: Função 2º Fase Unicamp
No intervalo [0, 10] temos um período completo. Este período se repete de 10 em 10
Logo, vai se repetir de 90 a 100, logo o triângulo entre 5 e 10 se repete entre 95 e 100
O gráfico entre 0 e 10 passa por A(10,0).
O coeficiente angular da reta que passa por A (10, 0) vale m = (- 5 - 0)/(0 - 5/2) ---> m = 2
Logo o gráfico passa pelo ponto B(100, 0)
Equação da reta que passa por e tem o mesmo valor m = 2:
y - 0 = 2.(x - 100) ---> y = 2.x - 200
Para x = 99 ---> y(99) = 2.199 - 200 ---> y(99) = - 2
Logo, vai se repetir de 90 a 100, logo o triângulo entre 5 e 10 se repete entre 95 e 100
O gráfico entre 0 e 10 passa por A(10,0).
O coeficiente angular da reta que passa por A (10, 0) vale m = (- 5 - 0)/(0 - 5/2) ---> m = 2
Logo o gráfico passa pelo ponto B(100, 0)
Equação da reta que passa por e tem o mesmo valor m = 2:
y - 0 = 2.(x - 100) ---> y = 2.x - 200
Para x = 99 ---> y(99) = 2.199 - 200 ---> y(99) = - 2
Última edição por Elcioschin em Sex 05 Mar 2021, 19:41, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
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Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
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yudi_525 gosta desta mensagem
Re: Função 2º Fase Unicamp
Como f(x) = f(x + 10) [latex]\therefore[/latex] [latex]f(9) = f(19) = f(29)...= f(89) = f(99)[/latex]
Portanto,f(99) = f(9)
Tendo como referência os pontos (15/2,-5) e (10,0),calcularemos a reta que passa por eles e calcularemos f(9).
Dado que m = [latex]\frac{\Delta y}{\Delta x}[/latex] => m = 0 - (-5)/(10 - 15/2) = 5/2,5 = 2
Como [latex]y - y_{0} = m(x - x_{0})[/latex] temos:
y - 0 = 2(x - 10)
y = 2x - 20
Para x = 9,temos y = 2x9 - 20 = -2 => f(99) = -2
b) h(3) = g(f(3))
idem letra a,faremos o mesmo processo para achar f(3),tendo como referência (5/2,5) e (5,0)
m = 0 - 5/5 - 5/2 => m = -5/2,5 => m = -2
y - 0 = (-2)(x - 5)
y = -2x + 10
Para x = 3 => y = 4 => h(3) = g(4)
g(4) = 4² - 4x4 => g(4) = 0 => h(3) = 0
Para [latex]5 \geq x \geq 2,5[/latex] a função f(x) obedece à reta y = -2x + 10
h(x) = g(-2x + 10)
g(-2x + 10) = (-2x + 10)² - 4(-2x + 10)
h(x) = g(-2x + 10) = 4x² - 32x + 60
Portanto,f(99) = f(9)
Tendo como referência os pontos (15/2,-5) e (10,0),calcularemos a reta que passa por eles e calcularemos f(9).
Dado que m = [latex]\frac{\Delta y}{\Delta x}[/latex] => m = 0 - (-5)/(10 - 15/2) = 5/2,5 = 2
Como [latex]y - y_{0} = m(x - x_{0})[/latex] temos:
y - 0 = 2(x - 10)
y = 2x - 20
Para x = 9,temos y = 2x9 - 20 = -2 => f(99) = -2
b) h(3) = g(f(3))
idem letra a,faremos o mesmo processo para achar f(3),tendo como referência (5/2,5) e (5,0)
m = 0 - 5/5 - 5/2 => m = -5/2,5 => m = -2
y - 0 = (-2)(x - 5)
y = -2x + 10
Para x = 3 => y = 4 => h(3) = g(4)
g(4) = 4² - 4x4 => g(4) = 0 => h(3) = 0
Para [latex]5 \geq x \geq 2,5[/latex] a função f(x) obedece à reta y = -2x + 10
h(x) = g(-2x + 10)
g(-2x + 10) = (-2x + 10)² - 4(-2x + 10)
h(x) = g(-2x + 10) = 4x² - 32x + 60
eduardodudu101- Jedi
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