PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MDC E MMC

2 participantes

Ir para baixo

 MDC E MMC  Empty MDC E MMC

Mensagem por Daiianna Sex 19 Fev 2021, 00:48

Dona Ivani vendia ovos de galinhas caipiras na feira. Em um dia de bastante movimento, dois alunos do Colégio Militar, distraídos com uma conversa animada, esbarraram em sua barraca, derrubando-a e quebrando todos os ovos. Os dois, prontamente, pediram desculpas e se ofereceram para pagar o prejuízo de dona Ivani. A senhora, muito simpática, lembrou-se dos seus tempos de estudante e do quanto se divertia com os desafios matemáticos. Então, propôs aos dois um problema aritmético:
“O número total de ovos quebrados foi maior que 200 e menor que 400. Se eu contar de dois em dois, de três em três, de quatro em quatro, de cinco em cinco e de seis em seis, sempre sobrará um. Mas se eu contar de sete em sete, não sobrará nenhum. Eu vendo 7 ovos por R$ 8,50. Quanto vocês me devem ao todo pelos ovos quebrados?”

Daiianna
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/11/2013
Idade : 29
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

 MDC E MMC  Empty Re: MDC E MMC

Mensagem por Nickds12 Sex 19 Fev 2021, 01:29

É preciso entender o critério da divisibilidade envolvendo 2, 3, 4, 5 e 6. E encontrar uma "intersecção".

Se eu tiver um número terminado em 00 múltiplo de 3, eu satisfaço o critério de divisibilidade. Porque, de fato, 00 será divisível por 4, será múltiplo e divisível por 3, será divisível por 2 por ser par e será divisível por 5 por terminar em 0.

3*100 = 300

E como o resto da divisão é 1, temos 301.

301/7 = 43

43*8,5 = 365,5

R$ 365,60

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 27
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos