PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ACAFE - 2017

2 participantes

Ir para baixo

ACAFE - 2017 Empty ACAFE - 2017

Mensagem por GabiCastro Seg 01 Fev 2021, 02:49

(ACAFE 2015) Os ciclos biogeoquímicos são fluxos contínuos dos elementos químicos na natureza para os seres vivos, em diferentes formas químicas. Dessa forma, elementos como o carbono, enxofre, cálcio, oxigênio, dentre outros, percorrem esses ciclos, unindo todos os componentes vivos e não-vivos da Terra.
 
A seguir está representado esquematicamente o ciclo do carbono.
ACAFE - 2017 F10
A respeito dos ciclos biogeoquímicos, analise as afirmações a seguir.
 
I. O carbono é um elemento químico de grande importância para os seres vivos, pois participa da composição química de todos os componentes orgânicos e de uma grande parcela dos inorgânicos também. Os mecanismos de retorno do carbono ao ambiente ocorre por intermédio da respiração, queima de combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão) e de queimada em florestas. O aumento no teor de CO2 atmosférico causa o agravamento do “efeito estufa” que pode acarretar sérios danos ao ambiente, ocasionando grandes variações no ecossistema global.
ll. Sendo a Terra um sistema dinâmico e em constante evolução, o movimento ou caminhos percorridos ciclicamente de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos.
lIl. A quantidade de água na forma de vapor na atmosfera é pequena quando comparada às grandes quantidades que são encontradas nos outros estados físicos. Mas, apesar dessa pequena quantidade, ela é fundamental na determinação das condições climáticas e de vital importância para os seres vivos.
lV. O fósforo é um elemento químico que participa estruturalmente de moléculas fundamentais do metabolismo celular, como fosfolipídios, coenzimas, ácidos nucleicos e hidrato de carbono.
V. O nitrogênio é um elemento químico que entra na constituição de duas importantes classes de moléculas orgânicas: carboidratos e ácidos nucleicos. Além disso, o nitrogênio é o componente de uma molécula essencial para todos os seres vivos da biosfera: o ATP.
 
Todas as afirmações corretas estão em:
 
a) I - II - III

b) II - III - IV
c) III - IV - V
d) IV - V

Afirmar que o carbono está presente  numa grande parcela de compostos inorgânicos não é equivocado ?
GabiCastro
GabiCastro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 115
Data de inscrição : 28/07/2019
Idade : 23
Localização : Tracunhaém, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ACAFE - 2017 Empty Re: ACAFE - 2017

Mensagem por alexandresso Ter 09 Fev 2021, 16:16

No início da história da bioquímica, pensava-se que compostos orgânicos eram produzidos por seres vivos, enquanto os inorgânicos seriam advindos de minerais. Mas, hoje, sabe-se que diversos compostos orgânicos possuem carbono em sua composição. Por exemplo, vamos pensar na química inorgânica: ácidos, bases, sais e óxidos. Compostos de todas as classes de substâncias inorgânicas possuem carbono. Ex.: H2CO3, HCN, Ca(OH)2, NaHCO3, CO2... logo, não é equivocado dizer que o carbono está presente em uma grande parcela de compostos inorgânicos. Depende do referencial. Espero que tenha entendido.

alexandresso
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/02/2015
Idade : 25
Localização : Boa Vista, Roraima, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos