Geometria Molecular
5 participantes
Página 1 de 1
Geometria Molecular
(UFRN-1998)O carbono existe sob duas formas alotrópicas: diamante e grafite. No diamante, cada carbono é ligado tetraedricamente a outros 4 átomos de carbono, enquanto a grafite é constituída por camadas planas de átomos de carbono, ocupando os vértices de hexágonos.
A) Na grafite, ocorre apenas formação de ligação sigma.
B) No diamante, átomos de carbono estão unidos entre si por ligação sigma sp^3-sp^3.
C) Na grafite, as camadas planas de átomos de carbono são unidas entre si por ligações covalentes.
D) No diamante, as ligações caracterizam um cristal molecular.
a resposta é B, mas por que que a C está incorreta?
A) Na grafite, ocorre apenas formação de ligação sigma.
B) No diamante, átomos de carbono estão unidos entre si por ligação sigma sp^3-sp^3.
C) Na grafite, as camadas planas de átomos de carbono são unidas entre si por ligações covalentes.
D) No diamante, as ligações caracterizam um cristal molecular.
a resposta é B, mas por que que a C está incorreta?
Suelen19- Padawan
Re: Geometria Molecular
Olá, td bem? Espero que sim!
Basicamente no grafite temos folhas ou camadas e essas camadas são mantidas por interações de empilhamentos do tipo pi.
Basicamente no grafite temos folhas ou camadas e essas camadas são mantidas por interações de empilhamentos do tipo pi.
só complementando a resposta do colega aí,
no caso do grafite e do carbono, o que varia é a quantidade de carbonos e sua forma de organização. O próprio problema diz que no diamante os carbonos estão formando um hexágono.
Ou seja, é impossível 6 carbonos se unirem com apenas ligações simples do tipo sigma pelo octeto, a não ser que haja hidrogênios, e como é forma alotrópica do grafite não deve apresenta-los se não a diferença não seria apenas nos carbonos né?
no caso do grafite e do carbono, o que varia é a quantidade de carbonos e sua forma de organização. O próprio problema diz que no diamante os carbonos estão formando um hexágono.
Ou seja, é impossível 6 carbonos se unirem com apenas ligações simples do tipo sigma pelo octeto, a não ser que haja hidrogênios, e como é forma alotrópica do grafite não deve apresenta-los se não a diferença não seria apenas nos carbonos né?
Fabinho snow- Mestre Jedi
Pessoal, me corrijam se eu estiver errado, mas as interações entre as camadas pararelas de grafite não são ligações verdadeiras, correto? tanto que elas só conduzem corrente elétrica na direção das próprias camadas
CogitoErgoGre- Padawan
Mas mesmo tendo ligações tipo pi as ligações ainda continuam sendo covalentes (ametal-ametal), certo? então qual é o erro da C?
Suelen19- Padawan
Raquel Valadão- Mestre Jedi
S. Rocha e Serafola gostam desta mensagem
Ahh! Agora entendi, obrigada.
Suelen19- Padawan
Suelen19 escreveu:Mas mesmo tendo ligações tipo pi as ligações ainda continuam sendo covalentes (ametal-ametal), certo? então qual é o erro da C?
Então, o nível da discussão está muito alto kkkkk, vou responder até onde eu sei.
É fato que o diamante é um mal condutor e o grafite bom condutor. E a formação deles são apenas átomos de carbono, é complicado inserir esses conceitos de iônico e covalente nesse tipo de reação. Acho que considera-se o diamante covalente e o grafite metálico justamente pelas características físicas dos mesmos se aproximarem das ligações os quais são comparados.
Fui dar uma olhada na internet e a maioria dos sites dizem que as ligações se assemelham à covalente e à metálica, então acho que o raciocínio é por aí.
Fabinho snow- Mestre Jedi
Olá, então os dois são sólidos reticulares e se diferenciam basicamente pela disposição das ligações, por isso são ditos alótropos. Os dois sólidos consistem de ligações covalentes, onde o diamante constitui de hibridizações inteiramente sigmas sp3. Enquanto que a grafita consiste sp2, por conta dessas possibilidades de interações fracas (que não são ligações) entre as folhas no caso da grafita os elétrons se espalham nessas redes de interações pi formadas, que é o que explica a sua condutividade.